A famosa montadora norte-americana General Motors anunciou nesta semana seus planos de competir pela atenção do motorista contra os smartphones. A empresa pretende colocar um shopping virtual diretamente no painel de seus novos carros.
Chamado de Marketplace, esse sistema de lojas virtuais está sendo desenvolvido pela GM junto com a IBM. O sistema será incluído por meio de uma atualização OTA em 1,9 milhão de carros ano 2017 e veículos mais novos também.
Segundo a GM, mais de 4 milhões de carros das marcas Chevrolet, Buick, GMC e Cadillac receberão a novidade até o fim de 2018. Por enquanto, porém, a ideia se restringe ao mercado norte-americano. A montadora também vai receber uma parte do dinheiro gasto em compras pelo painel.
Um porta-voz da GM disse à agência Reuters que o plano é permitir que os motoristas comprem comida, combustível e aluguem quartos de hotel sem precisar usar o smartphone enquanto estão ao volante. Shell, Exxon Mobil, TGI Fridays, Starbucks, Dunkin’ Donuts e Applebee‘s são alguns dos comércios que farão parte do Marketplace da GM na estreia.