Medida vale para horários de pico a partir de 19 de dezembro. Multa para quem desrespeitar nova regra é de R$ 130.
Veículos que transportam cargas consideradas perigosas – como combustível, materiais hospitalares e amônia – serão proibidos de transitar em cinco vias do Distrito Federal nos horários considerados de maior movimento (veja abaixo). A determinação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e começa a valer a partir de 19 de dezembro.
A nova regra, publicada no Diário Oficial do DF na última segunda-feira (19), visa evitar possíveis acidentes e, consequentemente, contaminações. A restrição, que vai das 6h às 9h e das 17h30 às 19h15 inclui as seguintes vias:
- Estrutural
- EPTG
- Epia
- Pistão Sul e Norte – da DF-075 à DF-095
- Na Barragem do Paranoá, a circulação já é proibida em qualquer horário
“É uma questão de resguardar também o próprio condutor desses caminhões para que não enfrente congestionamento [nos horários de pico], por exemplo”, afirmou o superintendente de trânsito do DER, Carlos Alberto Spies.
Instrução normativa publicada no Diário Oficial do DF restringe o tráfego de veículos com produtos perigosos em 5 vias do DF Multas
Segundo o DER, a fiscalização terá início no dia 19 de dezembro. Enquanto isso, o departamento fará a sinalização das pistas para indicar a restrição.
Os motoristas que desobedeceram a nova regra terão que pagar multa de R$ 130,16, além de levar 4 pontos na carteira de habilitação.
Produtos perigosos
Os produtos perigosos, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), são aqueles que representam risco à saúde das pessoas, à segurança pública ou ao meio ambiente.