22.5 C
Brasília
quarta-feira, 08/05/24
HomeBrasíliaAcidentes com motoristas sem carteira deixaram 23 mortos no DF, em 2016

Acidentes com motoristas sem carteira deixaram 23 mortos no DF, em 2016

Em seis casos, quem morreu foi o próprio condutor irregular; 7 eram menores de idade, e 2 eram mulheres. Dados são do Detran; infração gera multa e retenção do veículo.

Blitz do Detran em via do DF, em imagem de arquivo (Foto: Detran/Reprodução)
Blitz do Detran em via do DF, em imagem de arquivo (Foto: Detran/Reprodução)

Motoristas sem carteira válida de habilitação – porque nunca tiraram, ou estavam com documento suspenso – se envolveram em 23 acidentes com morte no Distrito Federal em 2016, segundo o Detran. Em 12 meses, foram 366 batidas envolvendo esses motoristas, e 14,7 mil pessoas flagradas ao volante sem permissão.

Dos 23 mortos, seis foram os próprios motoristas irregulares. Outros cinco ficaram feridos, e 15 saíram ilesos do acidente. Apenas 2 dos 23 condutores sem CNH envolvidos nesses casos eram mulheres, e sete deles eram menores de idade.

Apenas nos sete primeiros meses deste ano, os fiscais de trânsito do DF identificaram 10.193 condutores inabilitados. O número é levemente superior ao do mesmo período de 2016, quando 10.165 motoristas irregulares foram interceptados.

O levantamento mostra ainda que somente duas mulheres inabilitadas se envolveram em acidentes fatais. Uma morreu e outra saiu ilesa. Os outros 21 inabilitados eram do sexo masculino e cinco morreram.

Acidentes

Em uma análise de todos os 366 acidentes envolvendo motoristas sem habilitação, em 2016, o Detran identificou que 15,5% desses condutores irregulares eram menores de idade. Quase a metade – cerca de 48% – tinha idade entre 18 e 29 anos.

Os dados também apontam que 41% desses acidentes envolveram motociclistas sem CNH, e que dois terços dos mortos estavam sobre duas rodas. O Detran não tem números precisos, mas os agentes do órgão avaliam que 40% dos motociclistas abordados em blitzes estejam sem habilitação regular.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir qualquer veículo motorizado sem Carteira Nacional de Habilitação é infração gravíssima. Além da multa de R$ 293,47, o carro ou moto fica retido até que um motorista habilitado faça o resgate.

Mais acessados