19.5 C
Brasília
terça-feira, 24/12/24
HomeBrasíliaAdasa vai recorrer da decisão que derrubou tarifa de contingenciamento

Adasa vai recorrer da decisão que derrubou tarifa de contingenciamento

Agência destacou que a “tarifa de contingência é um instrumento que estimula o uso racional da água e tem a ver com a segurança hídrica da população do DF”

20161208082211993852a
A Barragem do Descoberto atingiu ontem a marca dos 23%: atenção para evitar a falta de água no DF
Para justificar a decisão, a agência destacou que a “tarifa de contingência é um instrumento que estimula o uso racional da água e tem a ver com a segurança hídrica da população do DF”. A taxa começou a ser cobrada em 25 de outubro, depois que o nível da Barragem do Descoberto caiu para 25%. A medida representava um aumento real de 20% na conta de água de quem consuome mais de 10 mil litros no mês.

O reservatório do Descoberto, que abastece cerca de 85% da população, atingiu ontem 23% da capacidade. Na Barragem de Santa Maria, o nível está em 43%. Para o presidente do Comitê da Bacia Paranoá e pesquisador da Embrapa Cerrados, Jorge Werneck, a situação não é nada tranquila. Segundo ele, os reservatórios estão, por enquanto, com níveis estáveis. “Entretanto, precisamos aumentar o armazenamento de cada um deles. Por isso, temos que fazer uma boa gestão e um bom manejo. Usar a água de forma adequada, racional e responsável”, disse. “Infelizmente, as campanhas publicitárias não vêm surtindo o efeito desejado. O pagamento de taxa extra é uma das formas de sensibilizar a população.”

Mais acessados