20.5 C
Brasília
quinta-feira, 14/11/24
HomeÉ DestaqueAdolescentes preferem Instagram, enquanto mais velhos optam pelo Facebook

Adolescentes preferem Instagram, enquanto mais velhos optam pelo Facebook

Pesquisa nos EUA aponta que as redes mais queridas dos teens são Snapchat e TikTok, mesmo não sendo as mais utilizadas

No Brasil, o Facebook ainda tem o público maior que demais redes. (Getty Images/Getty Images)

As redes sociais têm públicos diferentes, claro. Quem trabalha com elas sabe o quanto é importante conhecer características de LinkedIn, Facebook, Instagram, TikTok etc. Pois uma pesquisa recém-saída do forno nos Estados Unidos traz à luz a situação atual em relação a faixas etárias.

De acordo com estudo semestral da Piper Sandler com amostra de dez mil adolescentes, a preferência deles é pelo Snapchat (35% do total) e pelo TikTok (30%). Somente em terceiro lugar vem o Instagram (22%), mas com uma diferença. Mesmo nesta posição, a rede de imagens é a mais utilizada, por 81% do total.

Ou seja, os adolescentes americanos preferem os vídeos do Snapchat e TikTok, mas acessam mais o Instagram, que virou um misto de vídeos e fotos.

O Facebook é a rede mais utilizada apenas por 27% dos teens (e míseros 2% apontam como sua favorita). Por outro lado, no fim de 2020 um levantamento da Stadista, empresa especializada em pesquisas de mercado, perguntou aos com mais de 56 anos. E aí a preferência é focada no Facebook, com 71% dos usuários de redes.

A situação não pode ser 100% transferida para o Brasil, mas dá o caminho. Por aqui, o Facebook ainda tem maior público, 150 milhões de usuários, seguido por YouTube (105 milhões) e Instagram (99 milhões), de acordo com a Stadista. Mas esses são números de usuários mensais, não de preferência ou uso dia após dia. Pesquisa da Casual Brands, promovida com os leitores da Exame, elegeu Instagram como a rede preferida dos brasileiros. Por aqui, vale lembrar, o Snapchat não pegou como nos Estados Unidos. Já o TikTok cresce agressivamente.

Em 2012 o Facebook comprou o Instagram por US$ 1 bilhão, venda que se tornou polêmica devido às alegações à época de práticas comerciais anticompetitivas. Os críticos acusaram o Facebook de comprar rivais para neutralizar essa competição.

Hoje se atesta que Mark Zuckerberg e companhia tinham, isso sim, visão de negócio.

A divisão por faixas etárias é uma das formas para entender cada rede social. Os adolescentes crescem, novas plataformas surgem, aperfeiçoamentos são criados. Porém, o mundo hoje se conecta desta maneira.

Mais acessados