Aeroporto JK: Detran alerta sobre estacionamento

0
299

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal vai realizar, até o próximo domingo (30), uma blitz educativa contra o estacionamento irregular no entorno do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília. “O susto vai passar, mas a lição tem que ficar” é o tema da campanha que simula uma multa que é colocada no vidro do veículo estacionado em vaga proibida.

A partir da próxima segunda-feira (1º), os agentes do órgão vão iniciar a aplicação de multas nos veículos que estiverem parados em áreas proibidas do terminal.

“É um alerta, uma brincadeira  para o motorista perceber que está parado em local errado”, diz o técnico de trânsito Filipe Gaspar.

Na manhã desta quinta, os agentes também atuaram no antigo estacionamento do  terminal onde havia vários veículos estacionados em vagas não permitidas. O Detran alertou os motoristas com o panfleto educativo, mas informou que não poderá multar dentro dos estacionamentos porque a administração da área é privada.

são vários veículos estacionados fora das vagas, em cima de calçadas ou em fila dupla. No novo estacionamento, inaugurado  no dia 15 de junho para a Copa das Confederações, havia vagas de sobra.

Após três meses de obra, o Aeroporto Internacional de Brasília mais que dobrou o número de vagas no estacionamento pago: de 1,3 mil, o número de vagas disponíveis saltou para 3,1 mil.

O orientador de trânsito do estacionamento,  Miqueas Freitas, disse que a área nova nunca fica totalmente ocupada e que os motoristas reclamam da falta de sinalização e da distância para o aeroporto. “Os motoristas são preguiçosos e querem estacionar no lugar onde vão embarcar.”

A médica Will França afirma que prefere estacionar no novo espaço. “Eu sempre parava lá no antigo, mas tinha que ficar no carro esperando vaga e não era muito bom.”

A multa para o motorista que estaciona ou para o carro em local proibido é de R$ 85,13, mais cinco pontos na carteira.

Durante a ação no aeroporto, os fiscais alertaram ainda os motoristas sobre o perigo do uso de bebida alcóolica, da travessia de pedestres fora das faixas, além de orientar as crianças sobre importância de respeitar as regras do trânsito.