25.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/24
HomeBrasíliaAlckmin muda postura nas redes e tenta rivalizar com Bolsonaro

Alckmin muda postura nas redes e tenta rivalizar com Bolsonaro

Alckmin, contudo, ainda tem desempenho muito inferior ao do adversário do PSL

Alckmin Bolsonaro

Nos últimos dias, o pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, intensificou uma estratégia de enfrentamento com o pré-candidato do PSLJair Bolsonaro, nas redes sociais. Alckmin passou a cobrar o adversário sobre as suas posições, chegando até mesmo a “desafiá-lo” a participar de um debate sobre segurança pública. A mudança na postura está trazendo resultados, mas o tucano ainda tem desempenho muito inferior a Bolsonaro.

Na última quinta-feira, dia em que a campanha do PSDB reforçou os ataques, a conta de Alckmin teve 7 mil interações no Twitter, o maior número nos últimos 12 meses. A publicação que mais repercutiu foi a que tinha um meme de sucesso, o “John Travolta confuso”.

Um ensaio já havia ocorrido no final de maio, quando o tucano publicou um vídeo no Facebook com críticas a Bolsonaro. Naquele dia, teve o maior número de interações nos últimos três meses (24 mil).

A estratégia começou a ser traçada há cerca de três semanas. Alckmin cedeu às pressões internas, que cobravam uma postura mais atuante nas redes e uma abordagem “mais moderna”. Seria uma forma de crescer nas intenções de voto, onde ele atinge no máximo 7%, de acordo com o último Datafolha.

A equipe da campanha vinha sofrendo uma chuva de críticas de aliados por falta de uma atuação como os concorrentes. A reclamação tem fundamento: nos últimos 30 dias, ele teve o nono melhor desempenho entre os pré-candidatos no Facebook, e o oitavo no Twitter. O primeiro, nos dois casos, é justamente Bolsonaro, que também lidera as pesquisas de intenção de voto nos cenários com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve ser impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa.

A avaliação interna, contudo, é que a postura está dando certo, o que fez a coordenação de mídias digitais passar a ter mais poder sobre o Twitter, onde o enfoque até então, era mais jornalístico. A próxima aposta é no Talckmin, um aplicativo criado para divulgar informações da pré-campanha. A atuação no WhatsApp também será reforçada.

Aliados de Alckmin afirmam que sentiram a alteração na campanha, ainda que tardia.

— Está tendo uma mudança de postura. O Alckmin está entrando na disputa, entrando para polemizar — disse o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE).

Mais acessados