21.5 C
Brasília
quarta-feira, 25/12/24
HomeBrasíliaApós chuva, locais de risco são monitorados pela Defesa Civil

Após chuva, locais de risco são monitorados pela Defesa Civil

Equipes foram acionadas em Sorocaba e Votorantim. Alerta é para alagamentos, inundações e deslizamentos.

defesa_civil

A Defesa Civil de Sorocaba está em alerta para alagamentos, inundações e deslizamentos devido ao volume de chuvas que está caindo desde a tarde do último domingo (27). Por conta disso, os procedimentos de vistoria em áreas de riscos estão sendo realizadas diariamente pelas equipes.

Entre às 7h de terça-feira (29) e 7h desta quarta-feira (30) foi registrado um índice de 160,5mm de chuvas. No sábado (26), choveram 10mm, no domingo (27) 37,5 mm e na segunda-feira (28), 48mm. Os maiores registros pluviométricos aconteceram na Júlio e Júlio, com 75mm; na ETA do Éden, onde choveu 73mm, em Aparecidinha – 71mm e no Aterro Sanitário que marcou 61mm. Os equipamentos do Paço, do Lar São Vicente de Paulo, do Cerrado e o da unidade da Coca Cola registraram 60mm, 55mm, 46mm e 20,7mm, respectivamente.

Sorocaba tem 88 pontos críticos mapeados com possíveis problemas decorrentes de alto índice de chuva; são 41 áreas de alagamento, 21 sujeitas à inundação e 26 a deslizamentos. “Estamos fazendo vistoria em vários pontos para, assim, prevenir problemas”, diz o coordenador operacional da Defesa Civil, Angelo Bergamo Filho.

Em trabalho na rua Santa Isabel, na Vila Hortênsia, onde existe uma área de encosta com possível deslizamentos, o agente foi até o local para verificar a situação do solo. “Verificamos se existe alguma movimentação de terra. Uma árvore pode dar sinais se houve algum deslizamento”, explica Ângelo. Segundo ele, a população deve ficar alertas nesses locais e os próprios moradores podem colaborar no trabalho de observação da Defesa Civil. “Qualquer problema deve ser relatado e as pessoas podem falar com a Defesa Civil pelo telefone 199”, avisa.

Votorantim
Três imóveis afetados pelo deslizamento de terra na rua Neusa Marcelino Tozze, Jardim Novo Mundo, em Votorantim (SP), são monitorados pela Defesa Civil. O incidente, provocado pelas chuvas que caem em todo o Estado desde o início da semana, ocorreu de madrugada desta quarta-feira (30) e ninguém ficou ferido.

O engenheiro da Secretaria de Obras e Urbanismo, Guilherme de Freitas, explicou que, logo pela manhã desta quarta-feira, uma equipe esteve no local, fez uma avaliação das condições e, em seguida, colocou uma manta para impedir que ocorra novo deslizamento. Ainda segundo ele, a área continuará sendo monitorada até que pare de chover e os escombros possam ser retirados do local.

Conforme a Defesa Civil, nos últimos três dias choveu 131 milímetros no município, 51 milímetros acima do previsto para o mesmo período. Além do Jardim Novo Mundo, Votorantim possui outras três áreas de risco em constante monitoramento, que são: Barra Funda, Fornazari e Itapeva.

Mais acessados