21.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/01/25
HomeBrasíliaApós falha eletrônica, passageiros não conseguem vale-transporte

Após falha eletrônica, passageiros não conseguem vale-transporte

dftrans (1)

Passageiros que foram aos postos do DFTrans na manhã desta segunda-feira (5) para recarregar os cartões de vale-transporte encontraram filas extensas e o sistema fora do ar. No posto do Conic, na região central de Brasília, funcionários não sabiam  informar quando o atendimento seria retomado.

O coordenador da unidade não quis dar entrevista, mas afirmou que o problema já acontece há dois meses. O DFTrans afirma que a plataforma eletrônica foi alterada no fim do ano passado e que desde então a transmissão dos dados apresenta “oscilações”. Na tarde desta segunda (5), o órgão tem reunião marcada com a Secretaria de Mobilidade para discutir a normalização dos serviços.

A operadora de caixa Eridan Marques disse que chegou cedo ao posto do Conic, mas não conseguiu receber as passagens. “A gente está aqui tentando, eles não abriram as portas hoje”, afirmou.

Segundo a enfermeira Cíntia Renata, que também buscava atendimento, a cena se repete há semanas. “Eles falam que está fora do ar, que não tem previsão, é complicado. A gente vem hoje, está fora do ar. Vem amanhã, está fora do ar”, disse.

Os usuários do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) começaram a enfrentar problemas em outubro do ano passado, quando foi feita a atualização no sistema. Na primeira semana de novembro, cerca de 400 mil passageiros ficaram sem crédito nos cartões segundo estimativa do próprio órgão. Na época, os gestores também alegaram falhas no sistema recém-implantado.

Em dezembro, os passageiros continuaram a encontrar portas fechadas nas unidades de atendimento. Segundo o DFTrans, problemas na conexão de internet e na hospedagem do banco de dados levaram a interrupções no serviço.

São 18 postos em todo o Distrito Federal, onde os passageiros podem fazer o cadastro, retirar o cartão e recarregar as passagens mensalmente. O DFTrans disponibiliza cinco opções de cartões: cidadão, estudante, portador de necessidade especial, vale-transporte e funcional.

Fonte: G1

Mais acessados