Apple consegue aprovação para construir campus em forma de ‘nave espacial’

0
304

A prefeitura de Cupertino, na Flórida, concedeu na última terça-feira (19) a autorização para que aApple possa construir seu novo campus. O projeto, um dos últimos em que Steve Jobs se envolveu, tem formato de espaçonave e apresenta características sustentáveis.

O projeto do novo campus da Apple em Cupertino, na Flórida, vai realmente sair do papel. A companhia recebeu todas as licenças de construção e já pode dar início as obras do complexo. Os gastos que envolvem a obra, entretanto, devem custar cerca de US$ 2 bilhões (aproximadamente, R$ 4,5 bilhões) para os cofres da empresa.

Como contrapartida, a Apple concordou em reduzir a quantidade de descontos em cima dos impostos que paga para a cidade. “Estamos ansiosos para vê-la acontecer”, disse o prefeito de Cupertino, Orrin Mahoney, logo após informar o resultado a favor do novo campus. No entanto, para iniciar as obras, a Apple terá que demolir o antigo campus da HP localizado no mesmo terreno.

A primeira fase da construção será a implementação de um grande anel em torno do edifício com 2,8 milhões de metros quadrados, com espaço para um estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 2.400 veículos, uma área para exercícios físicos e um grande auditório. Durante a segunda fase, serão construídos 600 mil metros quadrados de escritórios e laboratórios de pesquisas, além de um estacionamento adicional e instalações para geração de energia.

O projeto do novo campus da Apple foi desenvolvido para ser um centro de trabalho ecologicamente correto. Ele contará com 80% de espaço verde e 300 diferentes espécies de árvores, pomares e um jardim central com grandes áreas de recreação. A unidade terá também um serviço de reaproveitamento de água e captação de energia solar.

O campus 2 é um sonho antigo da companhia. Idealizado em 2011, quando Steve Jobs ainda estava vivo, o empreendimento recebeu o apelido de “nave espacial”. Na época, o fundador da Apple se reuniu pessoalmente com o conselho municipal de Cupertino para negociar a construção do complexo. A primeira fase das obras deve terminar em 2016.

copia-de-apple_campus_2_sept_13

(foto:Projeção de novo campus da Apple)