27.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaAprendizagem com pets muda rotina de estudos de alunos no Paranoá

Aprendizagem com pets muda rotina de estudos de alunos no Paranoá

Projeto ensina os alunos do 4º ano da EC 05 a cuidarem dos animais de estimação enquanto aprendem sobre ciências, português, literatura infantil, matemática e artes

Na Escola Classe 05 do Paranoá, os alunos da turma do 4º ano aprendem a cuidar e ter responsabilidade com os animais de estimação junto aos ensinamentos de ciências, português, literatura infantil, matemática e artes. Com idade entre 9 e 13 anos, os estudantes fazem parte do projeto Eu e os Animais é o bicho! Um olhar sobre o nosso DF, que tem mudado a rotina escolar.

O cãozinho Braddock, do aluno Nathanael Soares, participou de uma das aulas | Foto: Álvaro Henrique/SEE

Toda semana, a turma produz redações sobre o assunto com base em matérias de jornais, revistas e livros de literatura. Às sextas-feiras, é feito o sorteio da bolsa mágica, que contém livros literários sobre animais, uma pelúcia (mascote da turma) e uma guloseima. O aluno sorteado recebe a tarefa de ler os livros no fim de semana e produzir uma redação sobre as obras.

Já nas aulas de matemática, os pequenos aprendem educação financeira com ênfase nos gastos necessários com os pets, como a compra de remédios e vacinas e consultas periódicas no veterinário. Praticado na escola desde março, o projeto tem colhido bons resultados.

Cuidados essenciais

“Além do carinho, a criança precisa saber que a criação de um animal de estimação exige paciência e responsabilidade”Iara Vidal, professora

A iniciativa é aprovada por Gilsimar Silva Sampaio, 43 anos, pai do aluno Nathanael Soares, 10, que tem um cachorrinho, o Braddock. Gilsimar resolveu adotar o pet no começo deste ano e conta como a educação do filho melhorou após as atividades propostas em sala. “Percebemos em casa que ele se tornou mais responsável, não só em relação aos cuidados com o cachorro que adotamos, mas também nas demais atividades de casa”, conta Gilsimar. “Hoje ele é um filho mais dedicado e estudioso”.

Para Nathanael, o cachorrinho de estimação é o irmão caçula que ele não tinha. “Minha vida antes dele era sem graça, ficava muito tempo sozinho em casa; agora, posso brincar e estou aprendendo a cuidar dele também”, relata o garoto.

A EC 05 é a quarta escola a receber o projeto criado pela professora Iara Vidal há cerca de dez anos com o intuito de buscar um olhar sobre os cuidados com pets, sua maior paixão.

“Além do carinho, a criança precisa saber que a criação de um animal de estimação exige paciência e responsabilidade, além de gastos”, orienta a professora. “Sabendo disso, essa criança vai se tornar mais amável, mais paciente, responsável e carinhosa por defender a causa do meio ambiente e dos animais.”

Mais acessados