As entregas de armas pesadas a Kiev são inúteis e perigosas, afirmou o ex-general de brigada do Exército alemão e ex-assessor de Angela Merkel, em entrevista à rádio Deutschlandfunk.
De acordo com o general, para operar o tanque Leopard ou o blindado de combate de infantaria Marder são necessários muitos anos de experiência e treinamento.
Sendo assim, eles não terão grande utilidade para os ucranianos, e que quanto mais entregas destas armas forem realizadas, maiores serão as consequências. A Alemanha deveria se concentrar nas negociações de paz, e não em ações militares, disse.
“Se não queremos uma Terceira Guerra Mundial, mais cedo ou mais tarde, é preciso acabar com a escalada militar e iniciar o processo de negociação”, destacou.
Em 24 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação especial militar para “desmilitarização e desnazificação da Ucrânia”.
Durante a operação, as Forças Armadas da Rússia eliminam instalações da infraestrutura militar ucraniana, sem realizar ataques contra alvos civis em cidades. Os militares russos também organizam corredores humanitários para população civil que foge da violência dos neonazistas e nacionalistas.