20.5 C
Brasília
domingo, 05/05/24
HomeBrasíliaÀs vésperas dos 30 anos, Nenhum de Nós faz show na Expotchê,...

Às vésperas dos 30 anos, Nenhum de Nós faz show na Expotchê, no DF

Banda, que lança álbum ‘Sempre é hoje’, se apresenta às 21h desta quinta. ‘Camila, Camila’, ‘Astronauta de mármore’ e ‘Diga a ela’ estão no repertório.

Prestes a completar 30 anos de carreira, a banda Nenhum de Nós se apresenta nesta quinta-feira (7) no palco principal da Expotchê, em Brasília. O grupo toca sucessos ao longo da carreira e canções do 16º álbum, “Sempre é hoje”, lançado no ano passado. No palco regional da festa, a atração é o Grupo de Dança Querência de Formosa.

Criado em outubro de 1986, o Nenhum de Nós é considerado um dos mais bem-sucedidos grupos de rock do Rio Grande do Sul. A carreira inclui 13 álbuns de estúdio, quatro discos ao vivo e três DVDs. A banda ficou conhecida já no primeiro disco, com o sucesso de “Camila, Camila”, em 1987.

A formação original trazia os amigos Carlos Stein (guitarra), Sady Homrich (bateria) e Thedy Corrêa (baixo e voz). O guitarrista Veco Marques entrou para a banda em 1990, antes da gravação do terceiro disco, “Extraño”.

O tecladista e acordeonista (gaiteiro para os gaúchos) João Vicenti passou a participar dos shows em 1991, durante o Rock in Rio II. Ele foi efetivado como membro oficial em 1994, no disco “Acústico ao vivo”, o primeiro da fase independente.

O maior sucesso radiofônico da banda é a música “O astronauta de mármore”, versão da música “Starman”, de David Bowie. Presente no segundo álbum do grupo, “Cardume”, a canção foi a mais tocada do ano de 1989, alavancando a venda do disco para a marca de 250 mil cópias – o que rendeu o primeiro disco de ouro para eles.

Banda Nenhum de Nós se apresenta nesta (Foto: Divulgação/Vila Dionísio)

Outros sucessos do Nenhum de Nós são as músicas “Sobre o tempo”, “Extraño”, “Eu caminhava”, “Das coisas que entendo”, “Amanhã ou depois”, “Ao meu redor” e “Diga a ela”. A banda também fez sucesso com regravações como “Tente outra vez”, de Raul Seixas, e “Sangue Latino, de Secos & Molhados. Em shows recentes, eles têm tocado “Música ligera”, da banda argentina Soda Stereo.

A Expôtchê teve início na última sexta-feira, com o show do Chimarruts. Tchê Guri foi a atração do sábado. O espaço tem dois palcos, um com as principais atrações e outro com artistas de dança e música típicas do Rio Grande do Sul (veja programação abaixo).

O evento acontece desde 1992 e reúne cerca de 150 mil pessoas por ano. O espaço funciona até sexta, das 16h às 23h, e no sábado e domingo, das 11h às 23h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Na primeira hora, a entrada é gratuita.

Banda Nenhum de Nós (Foto: Moises Bettim/Divulgação)

Ao todo, são 300 expositores em um espaço de 27 mil metros quadrados. Nos estandes, roupas, calçados, couro, malhas, lãs, queijos, salames, vinhos, sucos, chocolates, artesanato, churrasco e chimarrão, muitos deles feitos por pequenos produtores e integrantes de programas de agricultura familiar.

A feira é considerada a maior do tipo fora do Rio Grande do Sul. Nesta edição, a organização oferece espaços para crianças (Tchê kids), praça do vinho, área para cervejarias, praça do pão, praça do chimarrão e praça do café.

Chimarrão erva cuia reportagem do Vida e Saúde (Foto: Reprodução/RBS TV)

Segundo os organizadores, a Expotchê gera cerca de 3 mil empregos diretos. São 40 empresas do DF prestando serviço durante o evento. No estande de agricultura familiar gaúcha há representantes de 23 municípios, com produtos feitos de forma artesanal.

Há comidas, como salame, copa, defumados, morcilha, linguiça, linguiça, salame especial e copa defumada, bebidas, como vinho, cachaça, grappa, licores e caipirinha, doces, açúcar mascavo, rapadura, melado, amendoim e caldo de cana, sucos, queijos, erva-mate, cucas, pães, biscoitos, bolachas, grostoli caseiro, broa de polvilho, salgadinho pastelina, frutas e mudas de physalis e mirtilo e artesatos típicos.

Maskavo (Foto: Luciano Hauschild/Divulgação)

Outro destaque dos últimos dias da festa é a banda Maskavo, de Brasília, que conta com três músicos com raízes gaúchas na formação. A festa tem também filho e neto de Teixeirinha, um dos maiores nomes da música do Rio Grande do Sul, apresentando o CD “Rei do disco” – apelido do artista.

Completam o time de atrações os compositores Hélio Ribas e Beto Gonzales, a dupla Paulo Toscano e Rafael e o grupo Cancioneiros do Planalto, todos dedicados à música regional gaúcha.

Querência de Cristalina, Querência de Formosa, Estância Gaúcha, Nova Querência de Buritis, Grupo Celta Sol da Meia Noite e Fandangueiros Distrital são os grupos de música e dança tradicional ao longo da programação.

Programação musical

Quinta-feira (7)

19h – Grupo de Dança Querência de Formosa – palco regional
21h – Nenhum de Nós – palco principal

Sexta-feira (8)

20h – Grupo Celta Sol da Meia Noite – palco regional
21h – Banda Maskavo – palco principal

Sábado (9)

14h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha (mirim) – palco regional
16h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha (juvenil) – palco regional
18h – Grupo de Dança da Estância Gaúcha – Adulto e Veterano – palco regional
20h – Beto Gonzales – palco regional
21h – Teixeirinha Filho e Neto – palco principal

Domingo (10)

15h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG (juvenil) – palco principal
16h – Grupo de Dança do CTG Nova Querência de Buritis – MG (adulto) – palco principal
19h – Cancioneiros do Planalto – palco principal

 

Mais acessados