21.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeBrasíliaAté o dia 22, chuva em Brasília é 47% superior à média...

Até o dia 22, chuva em Brasília é 47% superior à média de janeiro, diz Inmet

Foram 365,5 milímetros, quando o esperado para o período é de 247,4 mm. Temporais inundou vias, alagou tesourinhas e deixou motoristas ilhados.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que Brasília já registrou 47% a mais de chuva do que o esperado nos primeiros dias do ano. Foram 365,5 milímetros entre 1º e 22 de janeiro, quando a média para todo o mês é de 247,4.

Por causa do incidente, várias regiões da cidade têm registrado alagamentos. Tesourinhas e passagens subterrâneas das asas Sul e Norte, por exemplo, ficaram tampadas. Em Brazlândia, agentes da Defesa Civil precisaram interditar parcialmente uma via por causa do acúmulo de água e do desabamento de uma barreira, próximo a quadra 12 do Setor Tradicional.

No sábado, uma motorista precisou ser resgatada por bombeiros e na tesourinha da 209 Sul: a frente do carro ficou submersa. Moradores da região uniram esforços para puxar o veículo, que ficou inclinado no viaduto.

No Metrô da 108 Sul, o volume d’água transformou as escadas convencionais e rolantes em cascatas. A água inundou o piso inferior e dificultou o embarque dos passageiros. Segundo o órgão, não houve dano ao funcionamento e a água não chegou às plataformas nem aos trens.

Nas comerciais das quadras 202 Norte e 202 Sul, a enxurrada alcançava a metade da altura de carros estacionados. Na 108 Norte, a cachoeira que se formou no viaduto com as chuvas da última sexta (22) se repetiu neste sábado.

Foliões na concentração do bloco de pré-Carnaval Suvaco da Asa, no DF; temporal atingiu o centro da cidade durante a tarde (Foto: Jéssica Nascimento/G1)
Foliões na concentração do bloco de pré-Carnaval Suvaco da Asa, no DF; temporal atingiu o centro da cidade durante a tarde (Foto: Jéssica Nascimento/G1)

A chuva também afetou as celebrações de de pré-Carnaval. A comemoração de dez anos do Suvado da Asa, um dos mais tradicionais do DF, foi marcada por chuvas. O temporal atingiu em cheio a concentração do desfile principal. O gramado ficou inundado e a água barrenta atingia o calcanhar dos foliões, que não desanimaram e continuaram a folia nas tendas e embaixo d’água.

Desalojados
Na quarta-feira (20), um córregou transbordou e a água invadiu 60 casas da Vila Cauhy, impedindo 300 pessoas de permanecerem nos imóveis. Não houve feridos. O governo do DF informou que vai dar R$ 408 de bolsa emergencial para as famílias afetadas pela chuva no local. Elas também vão receber cestas básicas e colchões.

Bombeiro em frente a residência alagada na Vila Cauhy (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Bombeiro em frente a residência alagada na Vila Cauhy (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

A Vila Cauhy fica ao lado do Núcleo Bandeirante, às margens do Córrego Riacho Fundo, que transbordou. Não há registro de feridos e todos os atingidos estão recebendo assistência médica e alimentar, informou a Defesa Civil.

Mais acessados