21.5 C
Brasília
quinta-feira, 23/01/25
HomeMundoAustrália confina 10 milhões de pessoas após aumento de casos de covid

Austrália confina 10 milhões de pessoas após aumento de casos de covid

Austrália enfrenta um surto de casos, especialmente da variante Delta, devido a falhas nos sistemas de quarentena para viajantes que chegam do exterior

Pessoas com trajes de proteção em Melbourne 06/07/2020 AAP Image/James Ross/via REUTERS (James Ross/Reuters)

Quase 10 milhões de australianos receberam a ordem de cumprir um confinamento em várias cidades do país, que luta contra o aumento dos casos de covid-19.

Depois dos habitantes de Sydney (sudeste), Darwin (norte) e Perth (oeste), os de Brisbane (leste) e várias áreas do estado de Queensland terão de ficar em casa a partir da noite de terça-feira, por pelo menos menos três dias.

Há algumas semanas, a Austrália, elogiada por sua resposta à pandemia, enfrenta um surto de casos, especialmente da variante Delta, altamente contagiosa, devido a falhas nos sistemas de quarentena para viajantes que chegam do exterior.

“São decisões difíceis. Há confinamentos nas grandes cidades, porque o vírus entra com as chegadas do exterior”, declarou a primeira-ministra de Queensland, Annastacia Palaszczuk.

Além de Brisbane, várias zonas do litoral de Queensland e, sobretudo, a pequena cidade de Townsville (norte), estão incluídas no confinamento.

A medida foi tomada após a detecção de casos. Em um deles, um trabalhador da saúde não estava vacinado viajou durante 10 dias por Queensland quando estava infectado.

Mais acessados