BC lançará em junho aplicativo para comparar taxa de câmbio de bancos

0
557

O chefe-adjunto do Departamento de Tecnologia da Informação do Banco Central, Aristides Cavalcante, informou nesta segunda-feira (3) que a autoridade monetária disponibilizará, ainda neste mês, um novo aplicativo que trará a comparação de taxas de câmbio cobradas pelos bancos, ajudando os turistas, quer seja brasileiros ou estrangeiros.

Segundo ele, o aplicativo informará o chamado “Valor Efetivo Total”, ou seja, o valor efetivamente cobrado pelas instituições financeiras nas operações de troca de moedas. O VET engloba, além da taxa de câmbio e do lucro embutido nela, o valor cobrado em tributos na operação, como o Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF).

O aplicativo, entretanto, não disponibilizará a taxa de câmbio em tempo real, ou seja, o que está sendo cobrada naquele momento. Ele terá por base informações passadas. Aristides Cavalcante, do BC, informou que a autoridade monetária buscará informar os dados “mais recentes” possíveis.

“A cotação [atual] não é possível porque varia de minuto a minuto. Não é possível estabelecer cotação. Tem que ver se é maquina cambiadora, se é uma operação de troca ou saque [no ATM]. Não é possível ser disponibilizada”, explicou o secretário-executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira.