Com 76 anos, o ex-vice-presidente de Obama lidera a corrida para a indicação democrata, mas sua vantagem diminuiu de 32% para os 22%
Joe Biden caiu nas pesquisas após seu mal desempenho no primeiro debate entre os pré-candidatos do partido Democrata para as eleições presidenciais de 2020, enquanto a senadora Kamala Harris está colhendo os frutos do evento da semana passada.
Com 76 anos, o ex-vice-presidente de Barack Obama lidera a corrida para a indicação democrata, mas sua vantagem diminuiu consideravelmente, passando dos 32% para os 22%, de acordo com levantamento da CNN divulgado nesta segunda-feira.
No sábado, uma pesquisa realizada por Politico/Morning Consult mostrou uma forte queda de Joe Biden: de 38% em 23 de junho, para 33%.
Já Kamala Harris, que deseja ser a primeira presidenta dos Estados Unidos,subiu nos dois levantamentos. A candidata protagonizou o momento mais surpreendente do debate de quinta-feira ao confrontar Biden por suas posições sobre discriminação racial.
Aos 54 anos, Harris pulou para o segundo lugar, com 17% das intenções de voto (contra 8% em maio), na pesquisa nacional da rede CNN, realizada entre sexta-feira e domingo passados com 1.613 eleitores.
A senadora progressista Elizabeth Warren está logo atrás com 15%.
Nesta pesquisa da CNN, as duas candidatas superaram Bernie Sanders, que passou de 18% para 14% na intenção de voto. Contudo, Sanders mantém o segundo lugar do levantamento da Politico/Morning Consult, com 19%.
Mas Harris registra um crescimento excelente, passando de 6 para 12%, na pesquisa da Politico/Morning Consult, realizada nos dias 27 e 28 de junho com 2.407 eleitores.
Elizabeth Warren y Kamala Harris estão empatadas no terceiro lugar com 12%.
Pete Buttigieg, o joven prefeito de South Bend, Indiana, ocupa a quinta posição em ambas pesquisas, com 4% na CNN e 6% na de Politico/Morning Consult.
Quando perguntados qual democrata “tem mais possibilidades de derrotar Donald Trump” em 2020, o veterano Joe Biden segue dominando, segundo a CNN.
Nessa categoria, Biden tem43%, contra 13% de Bernie Sanders e 12% para Kamala Harris e Elizabeth Warren.