O ex-presidente dos Estados Unidos elogiou a dedicação das esposa ao país e contou como o casal se conheceu, na Universidade de Yale
O ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, contou sua história com a esposa, a candidata democrata, Hillary Clinton, durante um discurso repleto de lembranças no segundo dia da Convenção Nacional Democrata. Após a ex-secretária de Estado receber a indicação oficial do partido, Bill falou à plateia na Filadélfia sobre a dedicação de Hillary ao serviço público e a elogiou como a “melhor realizadora de mudanças que já conheci”.
O antigo presidente americano começou seu relato por “aquele dia da primavera de 1971” quando viu a jovem Hillary uma aula de Direitos Civis, “sem maquiagem” e com quem, desde então, “não deixou de caminhar e rir junto”. “Eu me casei com a minha melhor amiga”, disse. Com bom humor, Bill lembrou os momentos em que tentou conquistar Hillary, na Universidade Yale e descreveu o dia em que ela foi até ele e disse: “Se você vai continuar me encarando e agora eu estou encarando de volta, precisamos pelo menos saber os nomes um do outro”.
Dos detalhes pessoais dos primeiros anos da relação, passando pela duas vezes que Hillary recusou seus pedidos de casamento, Clinton relatou os anos da esposa como senadora de Nova York e as conquistas da candidata democrata à frente da diplomacia americana. “É uma líder natural”, reforçou, interrompido várias vezes pelos aplausos do público. “Hillary nunca esteve satisfeita com o status quo, em nada, sempre quer movimentar a bola para frente”, assegurou o ex-presidente, que trocará de papeis com a esposa caso ela vença as eleições de 8 de novembro.
Depois do discurso do marido, a democrata apareceu em vídeo ao vivo de Nova York, onde agradeceu a indicação do partido. A abertura mostrava as fotos de todos os presidentes americanos e um vidro se quebrando. “Não acredito que fizemos a maior rachadura nesse telhado de vidro”, comentou. “Para todas as meninas que ficaram acordadas até tarde para assistir: eu posso ser a primeira presidente mulher dos Estados Unidos, mas uma de vocês é a próxima”, finalizou Hillary.
(Com EFE)