19.5 C
Brasília
sexta-feira, 15/11/24
HomeBrasíliaBrasília está entre capitais com mais motoristas embriagados

Brasília está entre capitais com mais motoristas embriagados

Motorista assopra bafômetro em blitz do Detran no DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Apenas Belo Horizonte (MG) tem maior número de flagrantes. Em 90% dos dias, durante 15 anos, houve pelo menos uma infração no DF, totalizando 36 mil notificações.

Em 15 anos da Lei Seca, Brasília ficou em segundo lugar em relação às capitais com o maior número de infrações. Foram 36.386 flagrantes registrados.

Brasília só perde para Belo Horizonte. A capital mineira somou 47.561 infrações.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (25), são da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), vinculada ao Ministério dos Transportes. Segundo o levantamento, a capital federal também somou o maior número de dias com registro de motoristas embriagados flagrados ao volante.

Conforme os dados, em 90,2% dos dias compreendidos no período de 15 anos, houve, ao menos, uma notificação na capital federal. Ou seja, em 4.943 dias houve uma infração à Lei Seca no DF, o equivalente a cerca de 13 anos.

Veja o ranking nacional das capitais com maior número de infrações:

Belo Horizonte (MG)
Brasília (DF)
São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ)
Porto Velho (RO)
Curitiba (PR)
Rio Branco (AC)
Manaus (AM)
Goiânia (GO)
Cuiabá (MT)
Recife (PE)
Macapá (AP)
Campo Grande (MS)
Porto Alegre (RS)
Boa Vista (RR)
Natal (RN)
São Luiz (MA)
Fortaleza (CE)
Maceió (AL)
Teresina (PI)
João Pessoa (PB)
Salvador (BA)
Florianópolis (SC)
Aracaju (SE)
Belém (PA)
Vitória (ES)
Palmas (TO)

Por causa do perfil das operações da Lei Seca, que acontecem com mais frequência nos fins de semana, sábado e domingo respondem por quase 60% das infrações. Já a sexta-feira representa 13,6%. Veja:

Domingo – 30,6%
Sábado – 27,7%
Sexta-feira – 13,6%
Quinta-feira – 8,2%
Segunda-feira – 7,3%
Quarta-feira – 6,5%
Terça-feira – 6,1%

Em relação ao horário das infrações, a Senatran aponta que cerca de 70% acontecem à noite, entre 18h e 6h, com pico entre 23h e 00h. Entretanto, o comportamento varia de acordo com o dia da semana.

A maior parte dos veículos infratores são de passageiros. São pouco mais de 982 mil veículos distintos, dos quais 97% têm só uma infração à Lei Seca.

De acordo com a Senatran, o campeão de infrações à lei é um carro com placa de Valparaíso de Goiás (GO), com 9 infrações, todas em 2010 e na região de Brasília (DF). Além disso, mais de 1,1 mil veículos autuados são oficiais –ou seja, estavam a serviço da administração pública.

Os proprietários de veículos com infrações são em grande maioria homens (80,3%). Já a idade varia entre 30 e 40 anos (30,7%) e 41 e 50 anos (23,4%). A maior parte tem até 20 anos de habilitação.

O que é a Lei Seca

Em 2008, a Lei Seca alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), definindo como infração gravíssima a condução de veículo após o consumo de bebida alcoólica.

A mensagem de “tolerância zero” para a combinação de álcool e direção foi implementada e qualquer concentração de álcool por litro de sangue sujeitaria o condutor a pagamento de multa e reclusão.

Além da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por um ano, inclusive para os casos de recusa ao teste de alcoolemia, o valor da multa é de R$ 2.934,70. As penas podem chegar a oito anos de reclusão.

Mais acessados