Brasilia recebe avaliação

0
258

Entre as 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, Brasília teve a maior nota em relação aos investimentos para o evento esportivo, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, divulgada ontem (3). O DF recebeu nota 77,29 em uma escala de 0 a 100. Outras cidades que se destacaram são Porto Alegre e Belo Horizonte.

A pesquisa faz parte do projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios, que acompanha e fiscaliza os investimentos das três esferas de governo (federal, estadual/distrital e municipal). O objetivo da pesquisa é avaliar a transparência e os canais de participação da população em relação aos investimentos públicos para a realização do Mundial de 2014 e também avaliar as informações dos dados de renúncia fiscal e impactos sociais das grandes obras em curso.

Para o governador Agnelo Queiroz, a pesquisa vem mostrar o resultado e desmitificar a abordagem de má-fé. “Brasília, como capital do país, precisa fazer obras de qualidade, no nível que o país merece, para amanhã não termos que fazer reformas e mais reformas”, ressalta.

A subsecretária de Transparência e Prevenção da Corrupção no DF, Soraia Mello, destaca que o resultado é de um trabalho intenso. “Já esperávamos uma qualificação melhor, porque nos dedicamos a isso de maneira incansável. Mas o primeiro lugar é uma surpresa muito grata”, destaca.

O governo quer tornar os dados cada vez mais acessível. “Queremos deixar as informações mais didáticas para o cidadão comum, que não domina a linguagem técnica”, explica Soraia. O acesso à informação por dispositivos móveis (tablets e celulares) e em outros idiomas também está nos planos da Secretaria de Transparência, e deve entrar no ar nos próximos meses.