Proposta apresentada pela Federal de Goiás orienta fechar todo comércio dos municípios por 14 dias consecutivos e, posteriormente, liberar por mais 14 dias
“Isso é imoral, desumano, eu não posso aceitar que haja omissão de autoridades. A responsabilidade é de todos nós. Cada prefeito e cada prefeita vai responder pelo caos nos seus municípios. Reflitam bem, analisem bem. Fornecerei as minhas polícias a todos os prefeitos que quiserem que haja cumprimento 14 por 14”, afirmou o governador.
Caiado citou ainda que se tivesse autonomia colocaria imediatamente em prática essa estratégia. No entanto, decisão recente do Supremo Tribunal Federal deixou a autonomia para os prefeitos, que podem determinar as regras de isolamento social. A capital, Goiânia, já anunciou que vai adotar essa medida alternativa de lockdown.
“A realidade nos impõe que tenhamos a coragem de assumir rapidamente a partir desta terça-feira, 30, a estratégia de 14 por 14”, disse Caiado.
Segundo dados da secretaria de saúde de Goiás, até este domingo, 28, o estado tinha mais de 22 mil casos confirmados de coronavírus e 435 mortes.