20.5 C
Brasília
quinta-feira, 26/12/24
HomeBrasíliaCâmara do DF sedia mostra que celebra artista plástico Péricles Rocha

Câmara do DF sedia mostra que celebra artista plástico Péricles Rocha

Exposição com 26 obras celebra 40 anos de carreira do artista maranhense.
Visitação é gratuita e acontece no horário de funcionamento da Casa.

pericles-foto-1
Obra “Zé Limeira e Orlando Tejo”, do artista plástico Péricles Rocha (Foto: Reprodução)

A Caixa Cultural Brasília recebe a partir desta terça-feira (8) a exposição Soixante-Dix, do artista plástico Juarez Machado. A mostra reúne 41 peças, entre óleos, desenhos, esculturas e nove trajes do pintor. A mostra pode ser vista gratuitamente até 8 de novembro, de terça a domingo, das 9h às 21h.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal recebe a partir desta quarta (7) a exposição “Do popular ao erudito”, em comemoração aos 40 anos de carreira do artista plástico Péricles Rocha. A mostra pode ser vista gratuitamente até 31 de outubro no horário de funcionamento da Casa.

São 26 telas inspiradas na cultura popular e nos ritmos nordestinos e concluídas ao longo de dois anos pelo artista maranhense. “São cores que eu trouxe do sertão. O ocre, o bege, o marrom das roupas dos vaqueiros, da nossa cultura sertaneja, são tons que trouxe para misturar”, diz Rocha.

Obra do artista plástico Péricles Rocha (Foto: Reprodução)
Obra do artista plástico Péricles Rocha (Foto: Reprodução)

Obra do artista plástico Péricles Rocha
(Foto: Reprodução)

A coleção traz obras em que o artista faz referência ao sincretismo religioso, com imagens de anjos da Igreja Católica, cálices e espadas justiceiras. O trabalho também retratam os “sonhos de felicidade de uma gente que crê”.

Péricles Rocha começou a pintar aos 8 anos na beira do Rio Parnaíba, na cidade de Benedito Leite, no Maranhão. Pintor, escultor, desenhista e ilustrador, ele cursou escultura na Escola Nacional de Belas Artes (Enba), no Rio de Janeiro.

A primeira mostra individual ocorreu em 1977, na Galeria Sérgio Milliet, no Rio de Janeiro. Entre 1978 e 1980, ilustrou o livro Poeta do Absurdo, de Orlando Tejo. Em 1982, estudou no Instituto Lorenzo de Médici, em Florença, na Itália. Rocha instalou, ao lado de outros artistas, o Centro de Artes Jupiaçu, em São Luís do Maranhão.

Exposição “Do popular ao erudito”
Em comemoração aos 40 anos de carreira de Péricles Rocha

Data: de 7 a 31 de outubro
Local: Foyer do Plenário da Câmara Legislativa do DF
Horário de funcionamento da Casa
Entrada franca

Mais acessados