22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22/11/24
HomeBrasíliaCandidatos à presidência da Câmara vão rodar o país em busca de...

Candidatos à presidência da Câmara vão rodar o país em busca de votos

Rogério Rosso (PSD-DF), por exemplo, vai percorrer o Nordeste, o Sudeste e o Sul; eleição está marcada para 2 de fevereiro

Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Rodrigo Maia estará amanhã no Recife para encontro com a bancada pernambucana: eleições em pauta

Candidatos a presidente da Câmara iniciam, a partir desta quinta-feira (5/1), um périplo pelo Brasil em busca de votos. Rogério Rosso (PSD-DF) entra na fila de embarque primeiro. Ele começa nesta quinta-feira a percorrer o Nordeste, o Sudeste e o Sul. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que ainda não admitiu sua candidatura, vai a Recife para “compromissos particulares”, sem avião da Força Aérea Brasileira (FAB). Na semana quem vem, Jovair Arantes (PTB-GO) define os destinos pelo país, medida que só será acertada por André Figueiredo (PDT-CE) a partir do dia 17. Os custos das campanhas são desconhecidos, mas os parlamentares garantem que não usarão dinheiro público, nem mesmo sob a forma de verbas de gabinete da Câmara.

Os adversários de Maia reclamaram no Supremo Tribunal Federal (STF) que ele não pode ser candidato à reeleição. Afirmam que, entre outros motivos, isso desequilibra a disputa porque ele pode usar a estrutura da Casa, como os jatinhos da FAB. Ontem, Maia se irritou com os questionamentos e foi irônico ao comentar o argumento dos opositores. “Diga pra eles que eu estou emprestando o avião da FAB para eles. Podem usar. É deles. Pode usar, na eleição eles podem usar.”

Depois da crítica de Maia, a assessoria informou que ele viajará sem usar o avião da Aeronáutica. No Recife, o deputado disse que já tinha marcado “um evento particular” na cidade. “Acabei combinando com alguns deputados para a gente sentar e bater papo, conversar.” O tema das eleições será discutido, segundo ele: “Claro que numa reunião com deputados, esse assunto entra, sem dúvida nenhuma”.

 

 

Mais acessados