Evento, pela web, vai de 1º até 11 de dezembro. Inscrições para oficinas devem ser feitas até esta quinta-feira (26); veja como participar.

Para superar esta barreira, a 21ª edição do Cena Contemporânea, que é considerado um do mais importantes festivais de artes cênicas do Centro-Oeste, acontece em dois módulos: um online e outro presencial. A primeira parte começa na próxima terça-feira (1ª) e vai até 11 de dezembro, com atividades gratuitas, pela internet.
Mas as inscrições para as oficinas voltadas para os profissionais do teatro só podem ser realizadas até esta quinta-feira (26), às 18h (saiba mais abaixo).
A segunda etapa do festival está marcada para acontecer entre 25 de maio e 6 de junho de 2021. Segundo os organizadores, a expectativa é que esta versão do evento seja presencial, mesmo que para isso as encenações precisem ocorrer ao ar livre, ou com público reduzido nos teatros.
Novas linguagens
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/T/d/3D0yT9SLehLBq3C9Cz3w/dsc06045.jpg)
Carmem Moretzsohn, uma das curadoras do Cena Contemporânea, explica que o evento em 2020 vem com um tom de comemoração, o festival completa 25 anos. “A gente insistiu em fazer esta edição até porque percebemos que o teatro está se reinventando em meio a pandemia”, diz ela.
Para Carmem, a arte passou a dialogar também com as mídias digitais e as altas tecnologias. Para a curadora, o teatro está se apropriando destas linguagens.
“O que a gente vai conseguir, é mostrar para as pessoas a diversidade de olhares e de linguagens que o teatro está usando para continuar vivo”, diz Carmem Moretzsohn.
Para a etapa online, foram selecionados trabalhos produzidos no Brasil e no exterior. As apresentações podem ser assistidas até três dias depois da estreia, no canal do festival no Youtube.
Um dos espetáculos é o “Cage Shuffle: a digital duet”. A obra foi criada pelos norte-americanos Paul Lazar e Bebe Miller. A apresentação ocupa as redes sociais no dia 6 de dezembro, às 19h30.
“A dupla apresenta uma performance criada para a plataforma digital a partir de uma partitura de John Cage que propõe a encenação de pequenas histórias de um minuto cada”, explica a organização do evento.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/B/G/GKkLziQZW7NbngV4At6g/dna-victortakayama.jpg)
A programação do Cena Contemporânea 2020 tem ainda encontros e oficinas que propõem um mergulho nas técnicas, informações e estéticas da arte cênica. Os encontros são abertos ao público, no entanto, para participar, é preciso fazer uma inscrição prévia.
Já as oficinas são voltadas para os profissionais do teatro e têm vagas limitadas. Uma delas, é a “Clínica de Obsessão”, ministrada pelo artista argentino Matías Umpierrez. Para participar, é preciso fazer as inscrições até esta quinta-feira (26), às 18h. As atividades acontecem nos dias 2, 4, 8 e 9 de dezembro, das 9h às 14h.
A outra oficina é “Uploading the Rhythm”, do moçambicano Idio Chichava. As inscrições também precisam ser feitas até esta quinta. A oficina está marcada para os dias 5, 6 e 7 de dezembro, das 9h às 12h.
Segundo os organizadores, as oficinas precisam de inscrição prévia porque os participantes vão passar por uma seleção.
Programe-se
21º Cena Contemporânea, Festival Internacional de Teatro De Brasília – versão online
- Quando: de 1º a 11 de dezembro
- Onde: pela internet
- Valor: de graça
- Encontros: aberto ao público, mas é preciso fazer as inscrições pelo link
- Oficinas: voltadas para os profissionais do teatro
- Inscrições até quinta-feira (26), às 18h
- Clique no nome da oficina para acessar o formulário de inscrição
- “Clínica de Obsessão”
- “Uploading the Rhythm”