Por pressão desse grupo, PR retirou indicação de Ricardo Izar, do PP, que iria disputar a presidência; preferido da turma é Juscelino Filho (DEM-MA)
Uma articulação dos partidos do Centrão, com apoio do DEM, Rodrigo Maia incluso, articula para comandar o Conselho de Ética da Câmara.
Para isso, conseguiram ontem excluir da composição do novo colegiado do deputado Ricardo Izar (PP-SP), que, até ontem, aparecia como titular, indicado numa das vagas do PR. Seu partido havia lhe negado espaço.
Pois bem. Após reunião dos manda-chuva do Centrão, Izar foi comunicado pelo líder do PR, Wellington Roberto, que, meio sem jeito, o avisou que teria que sacá-lo do conselho. Pura pressão.
Izar, que já presidiu o conselho, era candidato a comandar o órgão, com reais chances de vitória. Mas seu nome não interessa. O Centrão quer eleger Juscelino Filho (DEM-MA), cuja articulação está sendo feita pelo ex-presidente do colegiado Elmar Nascimento (DEM-BA), cuja gestão travou alguns processos, como de Lúcio Vieira Lima, o deputado das malas dos milhões.
Indignado, Izar articula a candidatura de JHC (PSB-AL), como troco nos que esvaziaram seus planos.
A escolha se dará na tarde de hoje.