Centro de saúde do lago sul ficará fechado por um ano

0
277

A população do Lago Sul ficará temporariamente sem o único posto de saúde da região. O Centro de Saúde nº 5, na QI 21, será fechado no próximo mês para reforma e só reabrirá em setembro de 2014, segundo previsão da Secretaria de Saúde. Os serviços de vacinação são os mais demandados por quem mora no bairro e, por isso, deverão continuar no Lago Sul, em um espaço improvisado, mas ainda não definido. As consultas acabarão divididas entre o Centro de Saúde nº 7 (612 Sul) e o nº 8 (514 Sul).

Quem frequenta o posto está apreensivo com as mudanças. A dona de casa Emily Santos Moreira, 20 anos, soube da interrupção dos serviços ao levar a filha, Anna Vitória, de 7 meses, para um atendimento. “Faço o acompanhamento da minha filha aqui. A última vez foi em julho, e já não deixaram marcar a próxima, porque estaria fechado. Vai complicar muito a minha vida, ainda mais com criança”, afirmou.

O Centro de Saúde nº 5 atende os moradores e os trabalhadores do Lago Sul, mas a maior parte da demanda é de pacientes de outras cidades. A unidade de saúde foi inaugurada em 1981 e nunca passou por reforma. Segundo a subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, por causa disso, a estrutura apresenta deterioração, principalmente nas instalações elétricas e hidráulicas.

“Cerca de 30 postos já foram reformados. Ainda temos muito a fazer, vários deles precisam de reforma, porque as unidades são antigas”, explicou Rosalina. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que a obra comece em setembro. A partir da confirmação da empresa responsável, os pacientes serão informados das mudanças. A estratégia da pasta para não cessar os serviços por completo será remanejar os profissionais para outros centros de saúde.