Chuva causa enxurrada, alagamentos, queda de árvores e prejuízos

0
666

Bastou pouco mais de uma hora no meio da tarde para que uma intensa chuva, com relâmpagos e trovões, transformasse completamente a região central de Brasília. O excesso de água inundou tesourinhas no início da Asa Norte, e rajadas de vento de cerca de 60 quilômetros por hora arrancaram árvores em várias partes da cidade.

No Eixinho W, da Asa Norte, o rápido acúmulo de água fez alguns motoristas entrarem em pânico e abandonassem os carros sobre o canteiro central. Em alguns locais, a água chegou à altura dos pedais dos veículos.

Caos

A W3 Norte não escapou do caos. Na altura da 503, uma árvore tombou sobre um táxi que transportava um passageiro. Ninguém ficou ferido, mas duas faixas da via tiveram de ser bloqueadas até a chegada dos bombeiros e a retirada da árvore.

A queda de uma árvore no Setor de Rádio e TV Norte (SRTVN) também foi responsável por um intenso engarrafamento na região. Várias lojas do local foram invadidas pela água, e os comerciantes reclamaram dos prejuízos. Quedas de árvores também foram registradas na W-3 Sul. O Corpo de Bombeiros registrou oito quedas de árvores.

Conforme publicado pelo Jornal de Brasília, foi registrado, este ano, um aumento de 88% de queda de árvores em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2012, de janeiro até março, foram registradas 252 ocorrências. Já no mesmo período deste ano, o número  praticamente dobrou, tendo sido computada a queda de 485 árvores.

Um dos locais mais castigados pelo excesso de água foi o entorno do Estádio Nacional. Como sempre ocorre durante os fortes temporais, no local, o barro tomou conta de tudo. No próprio interior do estádio, o gramado virou um lago de lama. Motoristas que passavam pelo lugar tiveram que subir em calçadas para conseguir atravessar um mar de água barrenta . No Paranoá, os bombeiros foram acionados devido ao alagamento de uma casa.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), chuvas intensas com fortes rajadas de vento são comuns nessa época do ano. De acordo com o instituto, a previsão é de mais chuvas e de outros temporais.

De acordo com a CEB, para hoje estão previstas interrupções de energia elétrica em alguns locais. Entre eles, São Sebastião, Papuda, Setor Comercial Sul e Norte.