25.5 C
Brasília
terça-feira, 24/12/24
HomeBrasíliaCinco segredos para conquistar a independência financeira

Cinco segredos para conquistar a independência financeira

Educador financeiro dá soluções simples mas que exigem empenho para chegar ao sucesso

thinkstockphotos-502023291-agencyby

Você já imaginou uma vida SEM DÍVIDAS? Podendo fazer planos porque sim, todas as contas serão pagas? Não, não precisa ser rica para isso. O negócio é ser ORGANIZADA para chegar a um dos maiores desejos de todo mundo: INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA. Veja cinco passos para chegar lá!

DÊ UM PASSO DE CADA VEZ

Você conhece o ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Ele faz todo sentido nesse caso! “Se você é do tipo que quer atingir resultados rápidos, provavelmente não conseguiu poupar nada até hoje. É duro, mas é verdade. Por isso bloqueie esse comportamento imediatista e encare essa reeducação financeira como um estilo de vida, na qual você vai aprender a valorizar o dinheiro suado que recebe, fazê-lo trabalhar a seu favor e construir um futuro estabilizado”, afirma ROBINSON TROVÓ, EDUCADOR FINANCEIRO e criador da Trovó Academy.

Amigos e parentes que amam gastar podem te influenciar a ir na mesma e fazer você se arrepender depois. Foto: Wavebreakmedia-Ltd/iStock

TENHA AO SEU LADO PESSOAS QUE TE APOIAM

Ao tomar a decisão de dar valor ao seu dinheiro e viver a vida que realmente pode bancar, compartilhe isso com seus amigos e familiares. Eles são uma das maiores tentações para fazer gastar, por isso é importante que respeitem sua decisão. “É muito difícil manter a disciplina se sua amiga quer passear no shopping toda semana ou seu marido continua estourando o limite do cartão. Muitos casais se divorciam e amizades acabam por problemas financeiros, que geralmente começam na falta de transparência e comunicação”, revela o profissional.

COMECE SUA APOSENTADORIA HOJE

Se você não pensa em como vai viver quando parar de trabalhar, comece a fazer isso agora. E isso vale para todos, quem tem carteira assinada e quem trabalha como autônomo. A velhice é inevitável, e de acordo com Trovó, “ninguém quer chegar nesse período da vida tendo que trabalhar ou gastando o pouco dinheiro que recebe com remédios e planos de saúde. Por isso, esqueça o INSS e comece a pensar já em alguns investimentos para curtir sua aposentadoria tranquila”.

FOTO: MELPOMENEM/ISTOCK

VIVA UMA VIDA QUE PODE BANCAR

Muita gente anda endividada porque compra o que não precisa para viver uma vida que não podem pagar. “Esqueça isso. Usar o limite do cheque especial para comprar aquela sandália cara só por que o mercado da moda diz que ela é tendência é um dos maiores erros que você pode cometer com o seu dinheiro. Portanto, se o objetivo é conquistar sua independência financeira, reduza os gastos com compras desnecessárias e viva uma vida de acordo com o seu bolso”, orienta o especialista.

SAIBA ONDE QUER CHEGAR

Na busca pela independência financeira, vale a famosa frase que diz que “se você não sabe aonde ir, qualquer caminho serve”. Assim, é importante saber quanto se busca receber como renda. “Lembre-se, assim como não há um rendimento ideal, já que depende das exigências de cada um, não existe um salário ideal para se começar a poupar e chegar ao ponto de viver de renda. A independência financeira não depende de quanto você ganha, e sim de quanto você gasta”, esclarece o educador financeiro.

Mais acessados