Cine Brasília, que deveria ser inaugurado em 2012, continua em reforma

0
410

Acompanhar o desenrolar da reforma do Cine Brasília é algo próximo à sensação de assistir à exibição de um filme com legendas fora de sincronia. A promessa de entrega de um espaço reformado e modernizado, feita pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal, sob comando do secretário Hamilton Pereira, foi adiada diversas vezes. O projeto de reforma se tornou público em setembro de 2011, quando era exibida uma vinheta antes da projeção dos filmes da mostra competitiva do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro FBCB.

Segundo o informe institucional, a conclusão da reforma do espaço (sem a construção do anexo do edifício) estaria concluída em um ano, a tempo de abrigar as comemorações do 45º FBCB. O ano de 2012 passou e o cinema não ficou pronto. O festival teve de ser realizado no aperto das poltronas da sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro. Um novo prazo foi marcado para dezembro de 2012.

De novo, o cinema passou o período de festas de fim de ano e férias de janeiro de portas fechadas ao público. No início deste ano, nova data foi marcada pela secretaria. O cinema estaria apto a receber as sessões do Brasília International Film Festival (Biff), a partir do dia 13 deste mês. Porém, não será desta vez que o Cine Brasília voltará a cumprir a função de principal ponto de encontro cultural da cidade e o Brasília International Film Festival será realizado nas dependências do Cine Cultura Liberty Mall e Museu da República.