23.5 C
Brasília
terça-feira, 24/12/24
HomeEconomiaCom queda nas exportações, indústria de máquinas tem mau desempenho em 2019

Com queda nas exportações, indústria de máquinas tem mau desempenho em 2019

No acumulado do ano, setor teve expansão de apenas 1%

A indústria de máquinas e equipamentos, uma das principais sinalizadora dos investimento no Brasil, reduziu sua projeção de crescimento para o ano de 2019. O número, que já tinha sido diminuído para 3%, agora é de apenas 1%.

Segundo o presidente da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), José Velloso, no início do ano, era esperado um crescimento de 7%. “Infelizmente a gente estava tendo um crescimento em relação ao ano anterior, no acumulado, que nós estamos perdendo. Nós crescemos 7%, no ano passado, em relação a 2017, e nesse ano a gente estava esperando um novo crescimento de 7%. A gente estava nesse ritmo, caímos para 3% e infelizmente, agora, o crescimento está reduzido a 1%”, lamenta.

Ele explica que a principal razão da queda são as reduções nos números de exportações. “Ou seja, o acumulado de janeiro a agosto do ano passado contra janeiro a agosto deste ano, houve crescimento de apenas 1%, e o principal motivo é a queda nas exportações. Nós estamos com uma queda de 5,6% no acumulado nas exportações, e o principal vilão é o Mercosul.”

O setor cresceu 10% em agosto mas, em relação ao mesmo mês no ano passado houve recuo de 2%, uma receita total de R$ 7,5 bilhões. Apesar da desaceleração nas exportações, no mercado doméstico, as vendas de máquinas cresceram 6% neste ano.

 

Mais acessados