Começa hoje Jogos Mundiais Escolares serão abertos hoje

0
230

A capital federal prepara-se para receber a 15ª edição dos Jogos Mundiais Escolares, a Gymnasiade. Considerado o maior evento escolar do mundo, a edição deste ano contará com 1,7 mil participantes de 35 países. As disputas ocorrerão entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro. A cerimônia de abertura será hoje (28), às 16h, no Ginásio Nilson Nelson.

 O evento reunirá atletas na faixa etária de 14 a 17 anos, regularmente matriculados nos ensinos fundamental e médio, que disputarão oito modalidades: atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica, natação, judô, karatê e xadrez. A entrada nas competições será aberta ao público.

 Escolhida pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) como sede da Gymnasiade 2013, a cidade investiu cerca de R$ 7 milhões na reforma e reestruturação dos complexos esportivos que serão palco das disputas: o Ginásio Nilson Nelson, o Centro Esportivo Ayrton Senna, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros.

 O Brasil terá a maior delegação, com 210 participantes, seguido pela Turquia, com 99, e a Rússia, com 90. Cerca de 450 voluntários vão atuar nas equipes de transporte, recepção, hospedagem, nos departamentos técnico e médico, na área de imprensa e no comitê organizador.

 Realizada a cada quatro anos, a Gymnasiade teve sua primeira edição em 1974 em Wiesbaden, na Alemanha Ocidental. Esta é a primeira vez que uma cidade da América Latina sedia o torneio. Brasília venceu a disputa contra a cidade espanhola de Palma, Mallorca.