21.5 C
Brasília
sábado, 11/05/24
HomeBrasíliaConheça as principais doenças que podem aparecer nas sobrancelhas e saiba como...

Conheça as principais doenças que podem aparecer nas sobrancelhas e saiba como tratá-las

A queda acentuada dos pelos é o principal sinal de que algo está muito errado

Sobrancelhas saudáveis e bem feitas podem mudar a expressão, abrir o olhar e contribuir para a harmonia do rosto. Mas QUANDO OS PELOS COMEÇAM A CAIR MUITO ALÉM DO NORMAL, É MELHOR FICAR ATENTA, pois sem sombra de dúvida existe um problema aí! Mas o que pode ser? É o que você vai descobrir, após conhecer as quatro doenças mais comuns que atingem essa área, e claro, com o tratamento para cada uma delas!

De acordo com o DR. ADRIANO ALMEIDA, pós-graduado em dermatologia, tricologista, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, “o formato ideal é o que você já tem, porque combina e se adapta melhor com o seu rosto, basta realçar este traço já definido. Deve-se ter cuidado para, ao retirar os excessos, NÃO ULTRAPASSAR O LIMITE NATURAL do traço, porque se tirar um fio errado, isto pode demorar a se corrigir”.

Foto: Creatas-Images/istock

É IMPRESCINDÍVEL TER CUIDADO AO RETIRAR OS PELOS, PORQUE ELES PODEM NÃO CRESCER MAIS.

Antes de tudo, é interessante entender o crescimento dos pelos da sobrancelha, “que é mais rápido que dos cabelos, PODE DURAR ATÉ QUATRO ANOS E SE REPETIR EM CADA CICLO DE CADA FIO DE 18 A 20 VEZES. Por isso quando se retira o mesmo fio muitas vezes ele pode não nascer mais! Um pelo fino pode demorar de um a seis meses para crescer e os mais grossos crescem em 15 a 20 dias”, explica o médico. É ele que conta os principais males que atingem essa área do rosto.

HANSENÍASE (LEPRA)

Também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa que causa danos gravíssimos aos nervos e a pele. “Os sintomas consistem em face com formato leonino, por causa do inchaço das sobrancelhas, e perda parcial de pelos delas e dos cílios. O tratamento é feito a base de antibióticos”, afirma o Dr. Adriano.

DISTÚRBIO DA TIREÓIDE

Como o próprio nome já insinua, o que a causa “são tumores e alterações autoimunes na glândula tireóide. O principal sintoma é a perda parcial da sobrancelha e a cura vem ao tratar as alterações sofridas por essa glândula”, esclarece o profissional.

Foto: CentralITAlliance/istock

EM TODAS AS DOENÇAS, A QUEDA DOS PELOS DAS SOBRANCELHAS É O SINTOMA MAIS AGRAVANTE E PREOCUPANTE.

ALOPECIA AREATA

Ela é uma doença autoimune, que segundo o médico, “geralmente é desencadeada por trauma ou estresse. A perda de pelos das sobrancelhas (podendo ser também de todos os pelos do corpo) é o sintoma principal. O tratamento é realizado com imunomuduladores, que são substâncias que agem no sistema imunológico, otimizando-o contra alguns vírus, fungos, bactérias e protozoários”, destaca o tricologista.

ALOPECIA FIBROSANTE FRONTAL

Segundo o especialista, essa doença se configura “quando há perda definitiva dos pelos da sobrancelha. Os sintomas são prurido (coceira), vermelhidão e queda dos fios. Nesse caso, o único tratamento é o transplante de pelos”.

O expert diz que este procedimento pode ser realizado no Brasil e possui resultados bem naturais, entretanto, o valor não é tão acessível, custa em média 10 mil reais. “O transplante pode ser feito em casos de sobrancelhas com poucos ou sem pelos, falhadas. Consiste na retirada de cabelos do couro cabeludo para transplantá-lo na área da sobrancelha. A grande vantagem é que os novos pelos crescerão indefinidamente, apenas terão ser cortados para melhor modelagem da sobrancelha”.

Mais acessados