27.5 C
Brasília
segunda-feira, 23/12/24
HomeMundoCoreia do Sul envia unidade antipirataria ao Golfo após captura de petroleiro...

Coreia do Sul envia unidade antipirataria ao Golfo após captura de petroleiro pelo Irã

Os Guardiães da Revolução iranianos anunciaram horas antes que capturaram o petroleiro nas águas do Golfo, acusando-o de ter violado “as leis sobre o ambiente marinho”

Uma filmagem do CCTV do Hankuk Chemi, um petroleiro de bandeira sul-coreana, é exibida em uma tela enquanto um barco da Guarda Revolucionária do Irã é visto em um círculo vermelho na tela da empresa proprietária do petroleiro DM Shipping, em Busan, em 4 de janeiro, 2021. – (crédito: YONHAP / AFP)

A Coreia do Sul enviou uma unidade naval antipirataria ao Golfo após a captura por parte do Irã de um petroleiro de bandeira sul-coreana, informou nesta segunda-feira (4/01) o ministério da Defesa sul-coreano.

O ministério “enviou imediatamente o ‘Cheonghae’ nas águas próximas ao Estreito de Ormuz, depois de receber a informação da captura de nosso navio comercial por parte do Irã”, de acordo com o comunicado do ministério.

O ministério das Relações Exteriores exigiu em um comunicado a “pronta liberação del petroleiro”, acrescentando que confirmou a segurança da tripulação.

Os Guardiães da Revolução iranianos anunciaram horas antes que capturaram o petroleiro nas águas do Golfo, acusando-o de ter violado “as leis sobre o ambiente marinho”.

Esta abordagem ocorre em um contexto de fortes tensões no Golfo entre Irã e Estados Unidos.

O site oficial dos Guardiães, Sepahnews, afirmou que os membros da tripulação, de nacionalidades sul-coreana, indonésia, vietnamita e de Mianmar, foram detidos.

“O petroleiro havia zarpado do porto de Al-Jubail, na Arábia Saudita, e foi apreendido por repetidas violações das leis sobre o meio ambiente marinho”, acrescentou a mesma fonte.

O petroleiro recebe o nome de “Hankuk Chemi” e transportava 7.200 toneladas de “produtos químicos petroleiros”, indicou a Sepahnews.

Uma foto publicada pelo Sepahnews parece mostrar três lanchas e uma patrulha se aproximando do petroleiro. O site não especifica onde o navio foi capturado exatamente, nem para qual porto foi transferido.

Mais acessados