Primeira dose para adolescentes é aplicada em 14 postos, mas só três funcionam até 17h. Antecipação da segunda dose de Pfizer e AstraZeneca continua para quem deveria tomar até 5 de novembro.

A vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta-feira (14) no Distrito Federal. A primeira dose é aplicada em pessoas a partir de 12 anos. Já a segunda dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca está disponível para quem deveria tomar até 5 de novembro (veja endereços abaixo).
Para adolescentes, a primeira dose está sendo aplicada em apenas 14 postos, a maioria em Planaltina. Desses, 11 funcionam de 8h às 12h. Apenas três ficam abertos até 17h.
Há também aplicação do reforço em profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses. O serviço ainda é oferecido para imunossuprimidos graves, que tenham recebido a segunda aplicação há, no mínimo, 28 dias.
Não é preciso agendar atendimento. Quem tem imunossupressão precisa comprovar a condição por meio de laudo médico. Pacientes que já se vacinaram por esse critério não precisam se recadastrar, segundo a Secretaria de Saúde.
Quem são os imunossuprimidos graves?
- Pessoas com imunodeficiência primária grave
- Pacientes de quimioterapia para câncer
- Trasplantados de órgãos sólidos e de células tronco e medula óssea
- Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3
- Pacientes em hemodiálise
- Pessoas com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, como reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias
- Usuários de medicamentos com Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de mofetila, Azatiprina, Ciclofosfamida, Ciclosporina, Tacrolimus, 6-mercaptopurina, infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe ou Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe).
Veja postos de vacinação contra Covid abertos nesta quinta-feira (14)