Secretário de Relações Exteriores do Reino Unido diz que invasão de Putin pode encorajar Irã e China a expandir suas ambições
A secretária de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss , alertou para um “momento perigoso para o mundo”, já que a perspectiva “altamente provável” de uma invasão russa da Ucrânia pode encorajar outros países como Irã e China a expandir suas ambições.
Falando à Sky News, Truss disse que “podemos estar à beira de uma guerra na Europa, o que teria graves consequências não apenas para o povo da Rússia e da Ucrânia , mas para a segurança mais ampla na Europa”, acrescentando que estava “muito preocupada”. .
Seus comentários foram feitos em um momento em que os esforços de última hora para uma situação diplomática para a crise na fronteira Rússia-Ucrânia são procurados por líderes mundiais, incluindo Boris Johnson e Joe Biden.
Um pilar central da disputa é a exigência da Rússia de que o Ocidente garanta que a Ucrânia não se junte à Otan, a aliança defensiva de 30 países. Truss disse que não cabia à Rússia determinar os arranjos de segurança da Ucrânia.
Ela disse: “O grande risco é se houver uma invasão na Ucrânia. Isso seria extremamente prejudicial para a Rússia e a Ucrânia e prejudicaria ainda mais a estabilidade na Europa .
“O presidente Putin questionou ativamente por que outros países da Europa Oriental também são membros da Otan , então temo que isso não pare na Ucrânia.
“Este é um ataque aos estados vizinhos da Rússia e outros países do leste europeu na tentativa de minar a legitimidade de serem parte da Otan.”
Solicitado a expandir esse ponto, o secretário de Relações Exteriores disse: “Se víssemos uma invasão na Ucrânia, haveria custos severos em termos de um conflito de longa duração. Podemos ver o enfraquecimento da segurança de forma mais ampla na Europa, também podemos ver outros agressores em todo o mundo ver isso como uma oportunidade de expandir suas ambições também, então este é um momento muito perigoso para o mundo”.
Questionada sobre quais outros países ela estava se referindo, Truss citou o Irã e a China como exemplos de potenciais agressores.
A Rússia acumulou pelo menos 130.000 soldados na fronteira ucraniana e Truss disse que uma invasão do país “pode ser iminente e é altamente provável”.
Ela disse que qualquer conflito pode ser uma “guerra longa e prolongada”. Quando perguntado na Times Radio se a Rússia tinha capacidade militar para tomar e manter toda a Ucrânia, Truss disse: “O que sabemos é que os ucranianos vão lutar. O Reino Unido treinou 20.000 soldados ucranianos.
“Nós fornecemos armas defensivas, assim como outros aliados. Portanto, isso não será fácil ou simples para Vladimir Putin. Esta poderia ser uma guerra longa e prolongada, que, é claro, criaria enormes danos tanto para o povo da Ucrânia quanto para o povo da Rússia, além de ameaçar a segurança europeia”.
No entanto, Truss disse que Putin ainda pode “mudar de ideia”.
Ela acrescentou: “Sabemos ou acreditamos que Vladimir Putin ainda não tomou uma decisão sobre invadir a Ucrânia. Achamos muito provável.
“Há um grande número de tropas alinhadas na fronteira. Sabemos que eles estão em posição de atacar iminentemente, mas ele ainda pode mudar de ideia e é por isso que a diplomacia é tão vital”.