DER retoma fiscalização em faixas exclusivas da EPTG nesta terça

0
281

O Departamento de Estradas de Rodagem voltou a fiscalizar nesta terça-feira (6) o trânsito nas faixas exclusivas para ônibus da EPTG, que estavam liberadas para todos os veículos durante a greve dos metroviários. A decisão foi tomada depois de a Justiça determinar o fim da paralisação. A medida havia sido adotada nos dois sentidos para minimizar o congestionamento.

A greve, que teve início no dia 4 de abril, foi encerrada por determinação do Tribunal Regional do Trabalho na sexta, sem acordo entre metroviários e o GDF. Desde então, o Ministério Público assumiu a mediação entre as partes.

As principais reivindicações da categoria são em relação à segurança dos empregados e dos usuários, além de redução de carga horário de oito para seis horas e reajuste salarial. Durante a greve, os metroviários trabalharam com 30% dos efetivo.

Já entre as propostas do Metrô estavam a reposição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 5% no ano passado, mais 1,5% sobre salários e benefícios, 110 bilhetes de quebra de caixa, implementação de previdência complementar a partir de janeiro de 2015 e correção de distorções salariais no período de 2005 a 2009.

De acordo com o sindicato, o sistema conta hoje com 1.080 funcionários sendo 600 do setor operacional. Ao todo, 160 mil pessoas utilizam diariamente este tipo de transporte.

Fonte: G1