Desativação do caje começa

0
318

O módulo 8 da Unidade de Internação do Plano Piloto (UIPP), que dispõe de 13 quartos, conhecido como o antigo Caje, será demolido, hoje (7). A ação faz parte do conjunto de medidas tomadas para a desativação total da UIPP, prevista para ocorrer até o fim deste ano. Catorze adolescentes que estavam internados foram transferidos para o Recanto das Emas e Planaltina

De acordo com a secretária da Criança, Rejane Pitanga, as novas unidades serão abertas até dezembro. “Vamos inaugurar até o dia 20 a Unidade de Internação de Saída Sistemática (UNISS), para quem já está finalizando a pena, no Recanto das Emas. Além disso, outras três, que possuem capacidade para uma média de 90 adolescentes, serão entregues em São Sebastião, Gama e Santa Maria”, explica.

Em outubro deste ano, cerca de 60 menores foram transferidos para a nova ala no Centro Sócio Educativo Amigoniano (Cesami), em São Sebastião. Ainda permanecem na UIPP 291 adolescentes, que serão transferidos gradativamente.

Além da mudança na estrutura física, Rejane afirma que haverá uma reestruturação no modelo atendimento e acompanhamento dos menores infratores. “Com a desativação, estamos fechando um ciclo e iniciando um novo cenário. Vamos implantar novas políticas de ressocialização, oficinas, áreas de esporte e outros investimentos. Também estamos conversando com a Secretaria de Educação para implantar educação integral nas unidades”.

De acordo com a secretária, entre as medidas é previsto a contratação e capacitação de novos funcionários e acompanhamento de egressos para diminuir o número de internações, segundo Pitanga.