Segundo Secretaria de Saúde, há 11.762 imunizantes na rede pública da capital; média é de 5,8 mil aplicações por dia. Reabastecimento está previsto para ocorrer até dia 27 de fevereiro.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Distrito Federal recomeça às 14h desta quarta-feira (17), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O serviço foi suspenso na última sexta (12), devido ao feriado de carnaval. Entretanto, há 11.762 imunizantes em estoque para aplicação da primeira dose, o que daria, em média, para menos de uma semana.
Um levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado na sexta-feira, mostra que 111.028 pessoas foram vacinadas em 19 dias de campanha. Ou seja, uma média de 5,8 mil imunizados por dia
Com estoque atual, a aplicação da primeira dose duraria, portanto, menos de uma semana. A expectativa da Secretaria de Saúde é de que mais doses cheguem “na próxima semana”, a depender do envio do Ministério da Saúde.
Apesar da retomada da vacinação, o modelo drive-thru está suspenso nesta quarta (17) e será retomado a partir das 8h de quinta-feira (18), segundo a Secretaria de Saúde (veja endereços abaixo).
Em 10 de fevereiro, o governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou que o Distrito Federal depende do estoque de vacina contra a Covid-19 para ampliar o plano de imunização. “Nós só vamos ter um plano efetivo de vacinação no dia que nós tivermos vacina”, afirmou.
Campanha
Atualmente, a campanha de vacinação contra o novo coronavírus contempla pessoas com 79 anos ou mais. Além deles, profissionais da saúde e pessoas com mais de 60 anos e com deficiência em abrigos e indígenas estão no plano do governo local (veja mais detalhes abaixo).
Com mais de 51 mil imunizados, os idosos são os que mais foram vacinados no Distrito Federal. Ao G1, a Secretaria de Saúde informou que, até sexta-feira (12), 4.659 pessoas com 79 anos haviam recebido as doses. A estimativa é alcançar 6.170 integrantes dessa faixa etária.
Entretanto, a quantidade de idosos com 80 anos ou mais ultrapassou o esperado pela pasta. Inicialmente, a secretaria planejava imunizar 42.355 pessoas desse grupo etário. Porém, até quinta-feira (11), eram mais de 45 mil contemplados.
A pasta, no entanto, não divulgou estimativas sobre o restante do público-alvo. Portanto, não é possível afirmar quantas doses a pasta precisaria para imunizar todos integrantes dos grupos contemplados.
“A vacinação continuará até que sejam atendidos os grupos incluídos até o momento”, informou a secretaria.
Segunda dose
Na sexta, o número de pessoas que receberam a segunda dose da vacina chegou a 9.985. A CoronaVac – produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa, Sinovac –, um dos imunizantes usados no DF, deve ter um intervalo de aplicação de 14 a 28 dias, por exemplo.
Ao todo, 32.140 doses foram distribuídas para as unidades de saúde do DF. Portanto, são 22.245 doses restantes para imunizar 101.133 pessoas que receberam a primeira dose, pouco mais de 20% do público.
Abastecimento
A partir desta quarta, os postos de vacinação contra a Covid-19 contarão com bebedouros instalados pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). A ideia, segundo a secretaria é fornecer o recurso para os pacientes que forem em busca da imunização.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/G/N/mgRbkKRF2JT4EkH0UmJw/interna-foto-breno-esaki-1-4-2-1-.jpg)
Pontos de vacinação contra a Covid-19 terão água para população, no DF — Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF
Além dos bebedouros, que têm capacidade para 500 litros, a autarquia também vai distribuir mais de 4 mil copos de água nos pontos de vacinação drive-thru.
Quem pode ser vacinado?
- Trabalhadores de saúde da rede pública de todos os níveis de atenção à saúde, bem como do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF), Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu), da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS) e da Administração Central (ADMC);
- Trabalhadores de hospitais privados, conveniados, filantrópicos, universitário e militares que possuem pronto-socorro e recebem pacientes com Covid-19;
- Trabalhadores dos serviços de Atenção Pré-Hospitalar (APH): resgatistas do Corpo de Bombeiros Militar e outras instituições privadas que prestam APH;
- Trabalhadores da saúde que serão vacinadores;
- Idosos maiores de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os colaboradores das instituições;
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência residentes em residências inclusivas (institucionalizadas) e os colaboradores das instituições;
- Pacientes do home care (SAD-AC) e do Núcleo de Atenção Domiciliar (Nrad) (AD2 e AD3), além de um cuidador dos pacientes do Nrad, exceto gestantes;
- População indígena que reside em terras indígenas;
- Profissionais de saúde inscritos nos programas de residência médica e multiprofissional, profissionais de saúde voluntários, profissionais de vigilância, limpeza e administrativo que atuam nas áreas supracitadas;
- Idosos com 79 anos ou mais.
Onde ocorre a vacinação?
Profissionais que atuam em hospitais públicos:
Segundo a Secretaria de Saúde, os trabalhadores que atuam em hospitais públicos da capital devem ser imunizados no local de trabalho. Fazem parte da lista:
- Hospital de Base do DF
- Hospital de Apoio de Brasília
- Hospital Materno Infantil – HMIB
- Hospital da Criança
- Hospital Regional da Asa Norte – HRAN
- Hospital Regional de Brazlândia
- Hospital Regional de Ceilândia
- Hospital Regional do Gama
- Hospital Regional do Guará
- Hospital Região Leste (Paranoá)
- Hospital Regional de Planaltina
- Hospital Regional de Santa Maria
- Hospital Regional de Samambaia
- Hospital Regional de Sobradinho
- Hospital Regional de Taguatinga
Profissionais que atuam em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs):
A SES-DF afirma que esses trabalhadores são vacinados por equipes volantes da pasta, que vão a cada uma das seis unidades na capital, nos seguintes locais:
- Ceilândia
Endereço: QNN 27, Área Especial D – Ceilândia Norte - Núcleo Bandeirante
Endereço: DF-075, KM 180, Área Especial – EPNB - Recanto das Emas
Endereço: quadra 400/600 – Área Especial - Samambaia
Endereço: QS 107, conj. 4 – Área Especial - São Sebastião
Endereço: quadra 102, conj. 1 - Sobradinho
Endereço: DF-420, em frente à AR-13, próximo ao COER
Profissionais que atuam em hospitais privados:
Segundo a Secretaria de Saúde, os hospitais contemplados na primeira etapa devem enviar à pasta a relação com os nomes completos e CPFs de todos os profissionais que atuam nessas unidades. A pasta afirma que as equipes estão sendo imunizadas no local onde trabalham.
Resgatistas do Corpo de Bombeiros e serviços de pré-atenção hospitalar:
Devem procurar os gestores, que vão informar o local de vacinação.
Profissionais do Hospital de Campanha da Polícia Militar:
A secretaria afirma que os profissionais que atuam no hospital de campanha da Polícia Militar estão sendo vacinados por equipes volantes, na própria unidade.
Pacientes em home care e cuidadores, idosos e pessoas com deficiência em unidades de acolhimento e trabalhadores desses locais, e indígenas:
Ainda de acordo com a SES-DF, a vacinação para esses públicos são realizadas por equipes volantes da pasta, para que não precisem ir a postos de saúde. A secretaria é responsável pelo agendamento nesses locais.
Idosos com 79 anos ou mais
Entre os postos de imunização espalhados no DF, há 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros seis locais estratégicos, como escolas e ginásios (confira). Não é preciso marcar horário e é obrigatório o uso de máscara.
A pasta estima vacinar 48 mil pessoas nessa faixa etária. No local, é preciso apresentar o documento de identidade e “é importante levar o cartão de vacina”.
Drive-thru para idosos com 79 anos ou mais
Os postos drive-thru funcionam de 8h às 17h, sem intervalo de almoço, nos seguintes endereços:
- Parque da Cidade
- Faculdade Unieuro, em Águas Claras
- Centro de Prática Sustentáveis do Jardim Botânico (DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral)
- Estacionamento 13 do Parque da Cidade
- UBS 20 de Planaltina (Arapoanga – quadra 12 D, conjunto A, Área Especial)
- UBS 1 de Sobradinho I (quadra 14, Área Especial 22/23)
- UBS 2 de Sobradinho II (rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho)
- UBS 2 do Guará (QE 23, lote C, área especial S/N, Guará II)
- UBS 1 do Riacho Fundo 1 (QN 9, área especial 11)
- UBS 5 de Ceilândia (QNM 16, módulo F, Ceilândia Norte)
- Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21