Dimas Ramalho assume presidência do TCE e anuncia metas de gestão

0
135

Ex-deputado por Araraquara quer usar a web para aproximar a população. Novo presidente também prevê treinamentos para prefeitos e secretários.

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) empossou sua nova presidência na segunda-feira (22), no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Dimas Ramalho, ex-deputado pela região de Araraquara, assumiu o comando do órgão e anunciou metas para sua gestão.

Dimas Ramalho nasceu em Taquaritinga e fez carreira em Araraquara (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

Dimas Ramalho nasceu em Taquaritinga e fez carreira em Araraquara (Foto: Ely Venâncio/EPTV)

“Este momento, para mim, é uma celebração à democracia”, comentou Ramalho. Eleito por unanimidade pelo colegiado do tribunal depois de quase quatro anos como conselheiro, ele divulgou na cerimônia a intenção de usar a internet para aumentar a participação da população no controle da destinação do dinheiro público. Também anunciou medidas para combater o mau uso dos recursos.

“Treinar o gestor para que não erre. Os erros são sempre os mesmos. Vamos treinar prefeitos, gestores, secretários para que possam aplicar bem o dinheiro público, principalmente nessa época de crise que passamos”, disse o novo presidente, que assume o lugar da conselheira Cristiana de Castro Moraes.

Sidney Estanislau Beraldo, que tomou posse como vice-presidente do tribunal, também enfatizou a importância da fiscalização dos gastos municipais e estaduais.

“Para que a gente possa fazer com que cada vez mais o dinheiro advindo dos impostos que a população paga possa ser bem aplicado e que tenha uma melhora na qualidade dos serviços oferecidos à população”, disse.

Histórico
Nascido em Taquaritinga, Dimas Ramalho adotou Araraquara como berço político. Formado em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), ele fez carreira no Ministério Público, passou pela Secretaria de Estado da Habitação e pela Secretaria de Serviços da capital, e foi deputado estadual e federal.

“É uma pessoa que construiu a sua trajetória na nossa região ter um reconhecimento do Estado de São Paulo no Tribunal de Contas mais importante do Brasil”, comentou Edinho Silva, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social.

“Vivemos um momento importante e ter Dimas Ramalho como presidente é motivo de orgulho e reconhecimento pela sua história. Com certeza, Dimas conduzirá o TCE com muita responsabilidade e com a credibilidade que a função exige”, afirmou o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.