21.5 C
Brasília
domingo, 28/04/24
HomeAconteceuEm 5 horas, fiscalização flagra 70 motoristas alcoolizados em Sobradinho, no DF

Em 5 horas, fiscalização flagra 70 motoristas alcoolizados em Sobradinho, no DF

Ação ocorreu entre noite de sexta (22) e madrugada de sábado (23). Dois condutores foram presos por apresentarem índice alcoólico considerado crime.

Fiscalização faz blitz em Sobradinho, no DF — Foto: PRF/Divulgação

Uma operação de fiscalização de trânsito flagrou, em 5 horas, 70 motoristas alcoolizados em Sobradinho, no Distrito Federal. A ação ocorreu entre a noite de sexta-feira (22) e a madrugada de sábado (23).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que a fiscalização foi feita em parceria com a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito (Detran) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Segundo a corporação, agentes foram distribuídos em “pontos estratégicos” da região.

Dos 70 motoristas bêbados, dois foram presos por apresentarem índice superior a 0,3 miligramas de álcool por litro de ar expelido, o que é considerado crime. Esse tipo de infração é gravíssima, gera sete pontos na carteira e multa de R$ 2.934,70.

Além disso, 16 condutores foram autuados por dirigir com habilitação vencida e 18 por estarem inabilitados. Os agentes também flagraram 46 veículos com licenciamento vencido.

Lei seca

Veículo da PRF em blitz em Sobradinho, no DF — Foto: PRF/Divulgação

Veículo da PRF em blitz em Sobradinho, no DF — Foto: PRF/Divulgação

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que se um motorista for flagrado novamente dirigindo embriagado no período de um anos, a multa é dobrada e passa a custar R$ 5.869,40. A habitação é recolhida e o motorista precisa passar novamente pela autoescola para voltar a dirigir.

Se o teste do etilômetro (popularmente chamado como teste do bafômetro) confirmar a presença de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido ou mais, o motorista é autuado por crime de embriaguez ao volante.

Caso o motorista provoque acidente de trânsito que resulte na morte de alguém ou lesões corporais graves, a pena vai de cinco a oito anos de prisão. A CNH também pode ser cassada.

Mais acessados