Categoria paralisou parte das atividades em 18 de agosto; mobilização é nacional. Terminal aéreo do DF é um dos principais do país; G1 aguarda posicionamento da Inframerica.
Funcionários dos Correios do Distrito Federal e Entorno ocupam, desde às 4h desta quarta-feira (2), o Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Brasilia – um dos principais do país, responsável pelo transporte aéreo de mercadorias.
Os trabalhadores dos Correios estão no 16º dia consecutivo de greve, em todo o Brasil, contra a privatização da estatal, e já paralisaram outros centros de operações no país. A categoria cruzou os braços no dia 18 de agosto.
Com a ocupação desta quarta-feira, toda a malha aérea dos Correios no Distrito Federal fica paralisada. O G1 entrou em contato com a Inframerica, concessionária que administra o terminal, e com os Correios, e aguardava um posicionamento até a publicação desta reportagem.
Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, que está acompanhando a ocupação,o protesto acontece de forma pacífica e sem previsão de término.
De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, a estatal retirou, desde agosto, 70 cláusulas do acordo coletivo que teria vigência até 2021, conforme dissídio coletivo no Tribunal Superior do Trabalho.
“Foram retirados direitos como 30% do adicional de risco, vale alimentação, licença maternidade de 180 dias, auxílio creche, indenização de morte, auxílio para filhos com necessidades especiais, pagamento de adicional noturno e horas extras”.
Em última audiência realizada pelo TST a direção dos Correios recusou a proposta do Tribunal Superior na tentativa de encerrar a greve.