Homenagem destaca o trabalho em prol do fortalecimento das relações entre Brasília e o país da América Central
“Esse prêmio tem o objetivo de reconhecer nossas relações, fortalecer nossos laços e promover o turismo entre nossas cidades e nossas capitais”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo
Para consolidar a parceria do Brasil com o Panamá – país com destino ao qual há voos diretos de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba, o embaixador do Panamá, Miguel H. Lexcaro Bárcenas, foi homenageado com o 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo, e recebeu das mãos da secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, a medalha de Menção Honrosa em reconhecimento ao apoio e ações que estão contribuindo para a consolidação de Brasília como destino turístico.
“É uma honra entregar ao senhor embaixador esta tão merecida homenagem”, declarou a secretária. “Esse prêmio tem o objetivo de reconhecer nossas relações, fortalecer nossos laços e promover o turismo entre nossas cidades e nossas capitais. Quero agradecer ao embaixador Miguel por estar sempre presente em nossas ações, nos apoiando e nos conectando, inclusive, com outros países. Eu agradeço em nome do nosso governador, Ibaneis Rocha.”
Economia destacada
Localizado próximo ao istmo que liga o Mar das Caraíbas ao Oceano Pacífico, o Panamá é a segunda maior economia da América Central, tendo sua principal fonte de renda no canal que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, cujo movimento representa parcela significativa do Produto Interno bruto (PIB), avaliado em cerca de US$ 66 bilhões em 2019.
Outro aspecto que se destaca no país é o potencial turístico. Devido à política de incentivos financeiros e descontos sobre impostos a visitantes e aposentados estrangeiros, o Panamá vem se tornando um dos melhores países mais atrativos. Em 2019, 2,5 milhões de turistas passaram pela região. Nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério do Turismo, o número de brasileiros visitando o Panamá cresceu 212%.
O embaixador Miguel H. Lexcaro Bárcenas afirmou que a parceria e as boas relações diplomáticas contribuem para o avanço econômico e turístico. “Eu estou muito feliz e surpreso com esta homenagem”, disse. “Quando conhecemos o país, a cidade fica mais fácil de ser promovida. Estamos muito contentes com este pequeno detalhe que é muito significativo para o nosso país”.
Parceria
Essa premiação é fruto de uma parceria da Secretaria de Turismo (Setur), com Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão, para homenagear profissionais e iniciativas que, nos últimos 24 meses, vêm contribuindo para a consolidação da capital federal como destino turístico.
Além das 23 categorias homenageadas, entre iniciativas e profissionais, o I Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo também reconhece com Menção Honrosa personalidades que vêm contribuindo significativamente para a cidade.
*Com informações da Secretaria de Turismo