19.5 C
Brasília
terça-feira, 24/12/24
HomeBrasíliaEmissão de passaporte no aeroporto do DF está atrasada por falta de...

Emissão de passaporte no aeroporto do DF está atrasada por falta de consenso sobre reforma

Posto do Na Hora tinha sido prometido para setembro; prazo foi adiado para 1º semestre de 2018. Por enquanto, é possível emitir passaporte só no Riacho Fundo.

O movimento no Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (Foto: Valter Campanato/ABr)

Prometido para setembro como um novo lugar para tirar passaporte, o posto do Na Hora no Aeroporto de Brasília ainda não saiu do papel por falta de consenso no projeto arquitetônico. Segundo a Inframerica, que administra o terminal, a nova previsão é de que a unidade seja inaugurada no primeiro semestre de 2018.

Pela ideia inicial, o posto seria colocado na praça de alimentação do aeroporto. No entanto, de acordo com a Inframerica, o projeto segue em fase de discussão com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal, responsável pelo Na Hora.

A Secretaria de Justiça atribui o atraso à desistência dos Correios em fazer parte do projeto. A estatal seria responsável pelas reformas necessárias em troca de abatimento no aluguel do espaço.

A pasta diz ainda que retomou as iniciativas para colocar o projeto em dia após as mudanças na gestão. Conforme mostrou, o novo secretário de Justiça assumiu o cargo em 21 de novembro.

“Desde sua chegada, após identificar projetos e ações com pendências, tal como esta, a presente gestão restabeleceu diálogos e providências. Em específico, para esta questão, foi revisto o acordo outrora proposto”, declarou a secretaria.

Fachada de agência do Na Hora, em Brasília (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

De acordo com o governo, após novas tratativas, ficou combinado que a Inframerica executaria o projeto, arcando com as despesas e os custos da obra. “Não haverá, também, despesa com aluguel por parte desta secretaria, o que significa condição vantajosa para a administração [pública].”

Desde agosto de 2016, só há um lugar onde é possível tirar passaporte: no Na Hora do Riacho Fundo I. A justificativa para a centralizar o serviço é de que o local era uma “agência modelo pela satisfação e velocidade do atendimento”. Não é possível chegar até lá de metrô, como era possível para tirar o documento na unidade da Rodoviária do Plano Piloto.

Mais acessados