Entidade confirma início de produção de iPhone de baixo custo

0
309

Um relatório divulgado pela China Labor Watch (CLW), uma entidade que fiscaliza as condições de trabalho em empresas e fábricas chinesas, confirmou que as três fábricas da Pegatron, uma das fornecedoras da Apple, deu início a produção de uma versão mais barata do iPhone.

 Para produzir o relatório, a entidade colocou pessoas infiltradas nas indústrias para conversar com os funcionários e checar a rotina das unidades.

 “Neste momento, em Xangai, na China, funcionários de uma fábrica da Pegatron estão trabalhando longas horas extras para produzir uma versão mais barata do iPhone. Seis dias por semana, os trabalhadores enfrentam turnos de quase 11 horas, sendo que 20 minutos não são remunerados e o valor pago por hora é de US$ 1,50 (US$ 268 por mês)”, afirmou o documento, que tem 62 páginas.

 “O trabalho de hoje é colar a película protetora na tampa traseira de plástico do iPhone para impedir que ele seja riscado nas linhas de montagem”, relatou, um dos investigadores no documento que tem 62 páginas. “Este modelo de iPhone com uma capa de plástico em breve será lançado no mercado pela Apple”, acrescentou.

 Segundo a CLW, 86 violações de direitos trabalhistas foram apontadas na fábrica.