20.5 C
Brasília
segunda-feira, 07/04/25
HomeBrasíliaEscola de Música de Brasília abre inscrições para cursos de verão; veja...

Escola de Música de Brasília abre inscrições para cursos de verão; veja como participar

Prazo termina no dia 20 de fevereiro. Aulas começam ainda neste mês e serão transmitidas pela internet; opções são para atividades de canto e instrumentos.

Aulas de teclado na Escola de Música de Brasília, na Asa Sul — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Interessados em participar do 42º Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília (EMB) já podem fazer as inscrições pela internet. São mais de 40 opções de cursos gratuitos. Para evitar a disseminação da Covid-19, as aulas serão online, de 22 de fevereiro a 6 de março.

Mesmo virtuais, os cursos serão orientados por professores do DF, de diversos estados e do exterior. A formação ocorre nos três turnos: manhã, tarde e noite, sem limite de vagas. O prazo para fazer as inscrições termina no dia 20 de fevereiro.

Inscrição

Para participar dos cursos, o candidato precisa preencher um formulário online e informar dados pessoais, como e-mail, CPF, data de nascimento, endereço residencial e telefone para contato.

No documento online, também é preciso escolher os cursos (veja lista abaixo), escrever um breve currículo e inserir um link para um vídeo do candidato. O arquivo deve ser cadastrado na internet e, segundo a direção da escola, sem qualquer edição.

Na gravação, o candidato precisa tocar ou cantar (no caso de canto erudito ou popular) alguma obra musical, que demonstre a condição e nível musical.

Estudantes de violino ensaiam para a apresentação  — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília
Estudantes de violino ensaiam para a apresentação — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Os professores de cada curso serão responsáveis pela seleção, com base no currículo e no vídeo apresentado. Segundo os organizadores, após ser aprovado, o aluno poderá assistir as aulas no turno escolhido, sendo possível acompanhar as atividades em mais de um período.

Durante as aulas, cada estudante deverá ter, além do dispositivo de acesso à internet, seu próprio material de trabalho, como instrumentos e partituras. Ao final da capacitação, os estudantes, que tiveram pelo menos 80% de presença, vão receber um certificado.

Confira lista de cursos de verão oferecidos pela EMB:

  1. Acordeom
  2. Arranjo
  3. Áudio/Gravação
  4. Bandolim
  5. Bateria
  6. Canto Erudito
  7. Canto Popular
  8. Cavaquinho
  9. Clarineta
  10. Contrabaixo Erudito
  11. Contrabaixo Popular
  12. Cravo
  13. Fagote
  14. Flauta Transversal
  15. Flauta Traverso/doce
  16. Flauta/sax
  17. Guitarra
  18. Harmonia/Improvisação/Criação
  19. Harpa
  20. Oboé
  21. Percussão Erudita
  22. Percussão Popular
  23. Piano Erudito
  24. Piano Popular
  25. Produção Musical
  26. Regência de Banda Sinfônica
  27. Regência de Bigband
  28. Regência de Coral
  29. Regência de Orquestra
  30. Saxofone
  31. Trombone
  32. Trompa
  33. Trompete
  34. Viola Caipira
  35. Viola Clássica
  36. Viola da Gamba
  37. Violão Erudito
  38. Violão Popular/Violão 7
  39. Violino
  40. Violoncelo

Homenageados

Foto de arquivo de 29/09/2006 do escritor e compositor Aldir Blanc, de 73 anos, que está internado em um hospital municipal na zona sul do Rio com infecção urinária e pneumonia, e uma de suas filhas, Isabel, pede doações para possibilitar a transferência e tratamento do artista. A possibilidade de covid-19 está descartada pelos médicos. — Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO
Foto de arquivo de 29/09/2006 do escritor e compositor Aldir Blanc, de 73 anos, que está internado em um hospital municipal na zona sul do Rio com infecção urinária e pneumonia, e uma de suas filhas, Isabel, pede doações para possibilitar a transferência e tratamento do artista. A possibilidade de covid-19 está descartada pelos médicos. — Foto: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO

A 42ª edição do Curso Internacional de Verão homenageia dois compositores que morreram em 2020. Um deles é o escritor Aldir Blanc, compositor da música “O bêbado e a equilibrista”, cantada por Elis Regina. Aldir faleceu aos 73 anos, vítima da Covid-19.

Outro homenageado é Ennio Morricone, que nasceu em Roma, em 1928. Ele criou mais de 500 trilhas sonoras. O compositor morreu em 2020, aos 91 anos, após uma lesão no fêmur.

Mais acessados