19.5 C
Brasília
sexta-feira, 10/01/25
HomeBrasíliaEstudantes da rede pública do DF voltam às aulas nesta segunda

Estudantes da rede pública do DF voltam às aulas nesta segunda

Cerca de 470 mil estudantes retornam às salas de aula durante o dia. Batalhão Escolar da PM realiza operação com palestras e gincanas.

Estudante de escola pública usa giz de cera para colorir desenho (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)
Estudante de escola pública usa giz de cera para colorir desenho (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília)

Cerca de 470 mil estudantes voltaram às aulas nesta segunda-feira (15) na rede pública do Distrito Federal. A data é usada pelo Batalhão Escolar da Polícia Militar para iniciar uma operação que envolve gincanas esportivas e palestras contra violência. A primeira escola a receber a iniciativa é o Centro Educacional 7 de Ceilândia.

De acordo com o coronel Júlio César Oliveira, o local vai funcionar como “escola polo”. “Montamos uma base dentro de uma escola previamente escolhida, e a partir daí podemos atender todas as escolas da região”, disse.

Cada polo tem um gestor, viaturas e motos. Os policiais lotados nesses lugares são responsáveis por atender às demandas nas proximidades.

Segundo o governo, todas as escolas das redes pública e particular serão visitadas ao longo do semestre. O efetivo empregado na operação não foi informado, por questão de segurança. A intenção é garantir a segurança dos alunos no trânsito, no perímetro escolar ou no trajeto entre a casa e a sala de aula.

O DF tem 1.159 instituições de ensino – das quais cerca de 660 são públicas. Os militares que fazem o policiamento escolar agem no atendimento às demandas da comunidade escolar, na prevenção de ocorrências e na repressão a crimes e delitos.

Todos os dias, são feitas abordagens a veículos e a pessoas suspeitas nas proximidades das escolas. Os militares também vistoriam mochilas e pertences dos estudantes, na tentativa de identificar drogas, armas ou objetos que sejam roubados ou furtados.

Disque-Denúncia Escolar
Funcionamento das 7h às 23h
Contatos: 9344-5857 (WhatsApp do batalhão) e 3961-1669

 

Mais acessados