O jornal The New York Times relatou que os pilotos ucranianos não estão treinando nos caças F-16 dos países europeus devido à relutância dos EUA.
De acordo com o jornal, os pilotos ucranianos não foram autorizados a treinar nos caças F-16 pertencentes aos países europeus, pois Washington segue recusando a entrega destas aeronaves a Kiev.
“O ceticismo de Washington é tão profundo que os pilotos de Kiev atualmente não têm permissão nem mesmo para treinar nos F-16 que são de propriedade de países europeus”, escreve a mídia.
Um oficial ucraniano, citado pelo jornal, afirmou que, sem a aprovação de Washington, o eventual treinamento poderá se resumir ao aprendizado da linguagem técnica e aulas táticas.
Conforme o oficial americano, a administração Biden não quer fornecer os caças F-16 a Kiev, pois isso exigiria uma grande fatia do orçamento de defesa do país.
Além disso, estas aeronaves possuem sistemas secretos, e por isso até mesmo seus aliados devem ser autorizados a falar sobre estas tecnologias com terceiros.
A mídia também relata que, anteriormente, a administração Biden recusou o fornecimento de diversas armas à Ucrânia devido ao risco de uma escalada no conflito.
Anteriormente, a Casa Branca declarou que os EUA não planejam prestar nova informação sobre o possível fornecimento destas aeronaves ao regime de Kiev.