24.5 C
Brasília
terça-feira, 14/05/24
HomeBrasíliaExposições gratuitas no DF exibem fotografias inéditas e amadoras

Exposições gratuitas no DF exibem fotografias inéditas e amadoras

Imagens feitas por um piloto de paramotor revelam cenários brasileiros vistos a 5 mil metros de altura. Mostra em shopping exibe fotos variadas de fotógrafos amadores.

Exposições fotográficas gratuitas no centro de Brasília exploram o olhar criativo de profissionais e amadores da arte. Registradas a 5 mil metros de altura em um paramotor, as imagens do piloto e aventureiro Lu Marini revelam rios, florestas, praias e montanhas do Brasil sob perspectivas inéditas. A mostra segue até dia 16 de abril no prédio sede da Caixa, na Asa Sul.

Com os pés no chão, fotógrafos amadores e profissionais dividem uma exposição que destaca os diferentes olhares sobre a natureza. Mostra segue até dia 2 de julho em quatro shoppings do Distrito Federal.

Pelos ares

A exposição “Pelos Ares: 15.042 km de Brasil” exibe fotografias, vídeo e objetos coletados pelo expedicionário de paramotor Lu Marini no prédio sede da Caixa, ao lado da Caixa Cultural, na Asa Sul. A mostra reúne impressões do aventureiro em nove anos de expedição por 22 estados do país.

Exposição

Exposição “Pelos Ares: 15.042 km de Brasil” exibe fotografias, vídeos e objetos recolhidos pelo piloto de paramotor e aventureiro Lu Marini 

São fotos, vídeos e objetos, além de um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar. O Paramotor é uma adaptação do parapente com motorização auxiliar e cujo comando se realiza através de controle aerodinâmico.

“Marini registra a complexa relação entre homem e natureza, seja a de si próprio como mero espectador, seja como o agente que observa e analisa a ocupação humana e suas consequências para o planeta”, diz a curadora Gabriela Alejandra Nebot no painel de apresentação da mostra.

Fotografia da exposição

Fotografia da exposição “Pelos Ares”, revela região de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, soterrada pelo rompimento da barragem de Fundão 

Entre as fotografias que registram impactos ambientais, estão as de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. Marini captou as imagens enquanto sobrevoava a região, soterrada por lama após o rompimento da barragem de Fundão, e descreveu a sensação ao pousar sobre a cidade abandonada.

O piloto de paramotor Lu Marini registrou imagens de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, durante expedição pela região (Foto: Luiza Garonce/G1)

O piloto de paramotor Lu Marini registrou imagens de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, durante expedição pela região 

“Não é fácil caminhar por escombros e, no caminho, encontrar pedacinhos da história de cada família que construiu a sua vida em Bento Rodrigues. Muito mais que bens materiais, a lama soterrou o passado e o futuro. É um vilarejo fantasma, de corpo e de alma”, diz o fotógrafo na mostra.

Lu Marini

O piloto e aventureiro Lu Marini percorreu 22 estados brasileiros durante nove anos de expedição (Foto: Luiza Garonce/G1)

O piloto e aventureiro Lu Marini percorreu 22 estados brasileiros durante nove anos de expedição 

Piloto instrutor master de paramotor, Marini é recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar o vulcão em atividade Popocatépetl, no México. É instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil e formou cerca de 450 pilotos.

Com reconhecimento internacional, as expedições de Lu Marini – como sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce – foram transmitidas pelo Fantástico.

Fotografia amadora

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show (Foto: Brasília Photo Show/Aline Caron)

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show

A 3ª edição do Festival Internacional Brasília Photo Show exibe imagens de fotógrafos amadores e profissionais no Brasília Shopping, na Asa Norte. A mostra permanece até dia 9 de abril, quando será transferida para o Terraço Shopping, no Sudoeste. Até dia 2 de julho, o festival vai passar por outros dois centros de compras.

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show (Foto: Festival Internacional Brasília Photo Show/Eduardo Vaz)

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show (Foto: Festival Internacional Brasília Photo Show/Eduardo Vaz)

Expostas em quadros e painéis, as fotografias fazem parte do segundo livro do festival, que reúne 306 imagens. Na primeira edição, em 2015, o festival recebeu 5,4 mil fotos para concorrer à mostra. Destas, 2 mil foram escolhidas para uma exposição virtual em rede social. No ano seguinte, foram 7 mil inscrições e 4,8 mil exibidas na internet.

A partir do número de curtidas e de uma curadoria especializada, 612 imagens foram selecionadas para compor dois livros. As inscrições para a próxima edição estão abertas até o dia 2 de julho no site do festival. A temática é livre.

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show (Foto: Festival Internacional Brasília Photo Show/Matheus Camacho)

Imagens de fotógrafos amadores e profissionais compõe a mostra itinerante do Festival Internacional Brasília Photo Show

Ao fim da exposição, cem quadros serão leiloados. De acordo com os organizadores da mostra, parte do valor arrecadado será repassado aos fotógrafos. O restante será doado a entidades sociais do DF.

Mais acessados