1…GANHAR MASSA MAGRA
Execute os exercícios lentamente. Ao voltar à posição inicial, faça o movimento devagar e com controle (sentindo queimar!). Assim, você vai exigir mais da sua musculatura, favorecendo o processo de hipertrofia.
2…TER MAIS FÔLEGO NA CORRIDA
Faça o cárdio antes da musculação. Provas longas (a partir de 21K) requerem bastante resistência – mais do que força. Por isso, priorize o treino aeróbico. “Ele melhora a elasticidade arterial, o que beneficia a distribuição de oxigênio pelo corpo”, diz Cacá Ferreira, gerente técnico da Cia Athletica, em São Paulo.
3…EMAGRECER
Inclua, em todos os treinos, uma sequência HIIT. Os exercícios de altíssima intensidade com pequeno período de descanso entre eles estão bombando nos parques e nas academias – e não é à toa! “O circuito intervalado acelera o metabolismo, que continua queimando gordura durante horas”, explica Cacá. Coloque em prática: após o aquecimento na esteira, dê oito tiros bem intensos de 20 segundos, parando por outros dez. Ou faça todas as estações da musculação de uma vez para depois repeti-las.
Varie os estímulos
Mesmo que você ame spinning, vale a pena apostar na natação de vez em quando. A tática de treinar outras modalidades (conhecida por crosstraining) garante que os músculos sejam recrutados de formas diferentes. Desse modo, eles não se acostumam a uma única atividade – e movimento – e acabam gastando mais energia. Traduzindo: calorias incineradas.