Falha em servidor impede emissão de licenciamento 2013

0
275

O serviço de emissão de Certificado do Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) está indisponível nos postos do Detran do Distrito Federal nesta quarta-feira (6). Segundo o órgão, um problema no servidor está impedindo a impressão do documento de 2013, que passou a ser exigido no último dia 17. Não há previsão sobre quando o serviço será normalizado, diz Detran.

Até esta terça-feira (5), 449.873 dos 1,4 milhão de veículos do DF não haviam sido licenciados. Desde que o documento de 2013 passou a ser exigido, 47.414 licenciamentos foram emitidos.

Segundo o Detran, o motorista que não estiver com documentação em dia e for abordado na fiscalização será multado em R$ 191,54. A infração, considerada gravíssima, também rende sete pontos na carteira e o veículo pode ser apreendido.

Mesmo que o veículo esteja licenciado, a falta do documento também é considerada infração. A pena para esses casos é multa de R$ 53,20, perda de três pontos na CNH e apreensão do carro.

Por lei, o proprietário de veículo deve pagar IPVA, taxa de licenciamento anual e DPVAT. O condutor também deve quitar os débitos de multas vencidas.